Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
287
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de armário retangular vertical, de base em moldura meia-cana, com o centro em porta de duas folhas, de recorte superior em semi-arqueado, apresentando cada uma par de almofadas altas, emolduradas, em formato retangular, com a superior em recorte acompanhando a curvatura da folha; montantes lisos, com um batente emoldurado ao meio; par de dobradiças em metal, com recortes de semicírculo apontado; internamente possui pinturas figurativas nas almofadas superiores: na folha esquerda, a figura de uma Nossa Senhora (de rosto descaracterizado), vestida com túnica branca e manto azul e vermelho, de pé sobre tufos de nuvens, com a cabeça raionada, contornada por friso azul e cercadura em “cês” divergentes, em azul e vermelho; na folha da direita, a figura de um santo (de rosto descaracterizado), vestido de hábito preto, cingido por cordão de três nós, com raionado envolvendo a cabeça, com contorno e cercadura iguais ao do lado oposto; partes internas das almofadas das folhas com pintura de concheados vermelhos sobre fundo branco. Parte superior em cimalha arqueada, larga e escalonada em molduras, sem pintura, com arremate em frontão triangular, com a borda recortada em volutas, círculos e triangulo. Parte interna do oratório, tendo à frente, duas pilastras de base recortada em gomos, de marmorizado verde; fuste em caneluras brancas, com contorno verde e de frisos dourados; capitel semi-circular verde, com recortes em gomos verdes e elementos pontiagudos com frisos dourados e interior verde; faces internas junto às pilastras com pinturas de flores e ramos verdes sobre fundo branco; recorte à maneira de renda de tribuna, em “esses” e “ cês” divergentes, com volutas e frisos dourados, com recorte superior em lambrequis de interior em guilhochês, arrematando um arqueado entalhado em florão de folhas imbricadas, tendo ao meio um fecho em forma de flor, de pétalas circulares ressaltadas, com miolo em forma de estrela de oito pontas. Possui um trono com a parte inferior reta; com recortes curvos inferior e moldura superior dourada com relevo de flor e frisada de verde; centro com pintura de concheado vermelho em cujo centro se apresenta um cálice dourado; com restos de pintura em motivos fitomorfos. Do trono inferior eleva-se um console de cinco faces em moldura vermelha e dourada, sustentado por três elementos em forma de “esse”, vermelhos, com friso azul ao meio. Fundo trifacetado, com pintura imitando papel, em motivos fitomorfos formando desenho geométrico; repete-se ainda no forro, em feitio semi-circular. Laterais lisas, sem pintura; fundo trifacetado, pintado de azul.
Altura (cm)
156
Largura (cm)
102,5
Profundidade (cm)
46
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: figuras representando certamente a um Nossa Senhora da Conceição, em traje tradicional, com túnica branca e manto azul, de mãos postas, de pé sobre tufos de nuvens, de onde se eleva a crescente. A outra representação deve ser de São Francisco de Assis, com o hábito escuro da ordem por ele fundada, os franciscanos, com o cordão de três nós, as mãos com os estigmas, segurando uma caveira (já meio desfigurada). Representação de um cálice na base do trono interno. Decoração: pintura de rocalhas, “cês” e “esses”, flores e ramos; entalhe com “cês” e “esses”, flor com estrela de cinco pontas; festão de folhas imbricadas; molduras e frisos; colunas com caneluras; capitéis; lambrequins com guilhochês.
Características Estilísticas
Oratório mineiro, datável do início do XIX, de desenho sóbrio, mas com elementos curvos em seu arremate e portas; decoração com colunas em caneluras, gomos, festão de folhas e flores; pintura de cunho rococó, com rocalhas, “cês” e “esses”, flores e figuras de santos; a pintura do fundo, imitando papel, parece ser de execução posterior.
Características técnicas
Peça confeccionada em madeira (pinho de riga) composta de várias partes encaixadas, com fixação por cavilhas e cravos; policromia em azul, vermelho, preto, verde, marrom, branco, com douramento nos frisos, decoração superior e cálice; quatro dobradiças em forma de cachimbo em ferro fundido e batido, fixados por cravos; recebeu fixação traseira com pó de serra e cera.