Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
292
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório, de médio porte, de manufatura simples, tipo "bala", confeccionado em madeira entalhada e policromada, com a parte frontal em semi-círculo e a parte posterior retilínea. Parte superior do objeto ornado por friso em curva, com abertura frontal em duas portas almofadadas, tendo sistema de fechamento em tramelas, dispostas uma na parte superior da porta direita e outra na parte inferior interna da porta esquerda. Oratório com base escalonada ornada por frisos pintados em tom preto. Parte interna composta por duas tiras quadrangulares de madeira, dispostas verticalmente e pintadas de azul claro. Folhas de porta pintadas com rajado atualmente esverdeado. Parede do fundo do oratório composta por duas tábuas pintadas em tom azul claro e ornadas por motivos florais com ramagens em tom verde escuro e com botões de rosas em tom vermelho.
Altura (cm)
88
Largura (cm)
42
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre oratório: " Nas casas particulares, pequena capela destinada a um número limitado de fiéis do culto católico. Nicho, armário ou pequeno altar onde são dispostas, para veneração, as imagens desse culto. Muito característico do mobiliário português, os oratórios figuravam no Brasil, no período colonial, tanto nas casas mais humildes quanto nas ricas instituições religiosas ou nas residências abastadas. Os mais importantes apoiavam-se em mesas de encostar ou em cômodas; alguns, de pequeno porte, eram suspensos à parede." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: friso simples e motivos florais
Características Estilísticas
Objeto ornado com rosinhas de malabar na parte interna, típicos da região de Minas Gerais. Peça datável do século XIX.
Características técnicas
Oratório de manufatura simples, do tipo "bala", ornado por friso abaulado e com abertura feita por duas portas dispostas na parte frontal. Policromia: azul, vermelho, verde e preto.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 273.