Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
279
Denominação
Oratório
Título
“Oratório Bala”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório de formato cilíndrico, com a parte superior afinando-se em formato de cúpula, de três níveis, arrematados superiormente por uma palmeta em forma de penacho; friso meia-cana no terço inferior e base lisa; frente com porta de duas folhas, com desenho acompanhando o formato da peça, sendo mais estreitas e pontiagudas na parte superior; por dentro tem, cada folha, uma peanha triangular na parte inferior e um relevo em forma de concheado com lingüeta na parte superior. Parte interna do oratório com arremate de concheado com palmeta na parte superior. Folhas da porta presas por par de dobradiças de ferro. Pintura em marrom esverdeado.
Altura (cm)
44
Diâmetro (cm)
17,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Oratório do tipo “bala”, com a imagem de Santo Antônio de Pádua (ver ficha 49).
Características Estilísticas
Típico oratório de viagem, denominado “oratório bala”, em alusão ao seu formato, inspirado neste artefato bélico. Peça datável do século XIX, com decoração inspirada no vocabulário rococó, mas de interpretação mais popular, com os concheados, lingüetas e a palmeta.
Características técnicas
Peça entalhada em madeira, composta de três partes, com as duas folhas da porta fixadas por par de dobradiças em ferro fundido; pintura em um tom de marrom esverdeado; folha esquerda da porta tem internamente um pino de ferro.