Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
284
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de armário retangular vertical, marrom, com a base larga, emoldurada e escalonada em frisos; gavetão inferior, em almofada de borda emoldurada, com par de suportes metálicos para puxadores; segue uma moldura frisada. Centro com porta de duas folhas, tendo cada uma par de almofadas retangulares, de bordas frisadas; com batente ao meio; dobradiças em metal, com as pontas da frente em recorte de coração; internamente possui no verso de cada almofada, pintura de compoteiras com buquê de flores vermelhas, sendo a compoteira inferior esquerda em gomos azuis, com a base em acantos ocres, e flores brancas grandes, miúdas azuis e ramos verdes, com cercadura em frisos terminados em elementos fitomorfos; montantes pintados de azul claro, com fingimento de moldura em azul escuro. Parte superior em cimalha larga, escalonada em frisos, com uma faixa azul ao centro; arremate em forma de frontão curvo, delimitado nos extremos por “esses” terminados em em volutas, com conchas nos cantos; com tarja central em dois “cês”, inferiormente arremata por duas palmas e, superiormente, por palmeta; centro com relevo de três cravos. Interiormente, possui uma estrutura retabular, com sustentação em par de pilastras douradas, de bases emolduradas, com fustes em duas mísulas sobrepostas, revestidas por acantos e concheados (inferior) e pendão de flores (superior), com capitel compósito, entablamento em escalonado de frisos, em marmorizado vermelho e dourado; renda da tribuna em recorte curvo, emoldurado e dourado, com volutas, revestido por acantos, com pendão de flores na parte superior. Coroamento em dossel arqueado e dourado, arrematado por lambrequins contornado por frisos dourados, com cortinado vermelho preso nos cantos; canto com mísulas revestidas por acantos; arremate superior em duas palmas, com concheado nos cantos e flor central. Fundo com pintura formando tufos de nuvens circunscritos um dentro do outro, com resquício de raionado ao meio. Laterais internas e forro com resquícios de pintura em branco e azul. Laterais externas lisas, pintadas de marrom.
Altura (cm)
273
Largura (cm)
55
Profundidade (cm)
126
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: cartela com três cravos: símbolos da Paixão de Cristo (Armas Christi, como são denominados estes símbolos). Decoração: pilastras com mísulas, acantos, palmas, flores, pendão de flores, dossel com lambrequins e cortinados, conchas, palmeta joanina, frisos e molduras, pintura de compoteiras com flores (rosas, margaridas, flores miúdas de cor lilás), ramos, tufos de nuvens.
Características Estilísticas
Belo exemplar de oratório, datável de meados do século XVIII , em grandes dimensões, de desenho elegante, em linhas retas, mas com partes curvas, como o coroamento, e a parte interna em forma de estrutura retabular, com decoração dourada, inspirada em vocabulário do estilo joanino, com concheados, guirlanda de flores, dossel com lambrequins e cortinados, palmeta joanina, mísula e acantos. Apresenta pintura de compoteiras , uma delas (parte inferior esquerda), de gosto neoclássico, feita em fins do século XIX, a óleo.
Características técnicas
Peça em madeira recortada e entalhada, em várias partes encaixadas, fixadas por cravos e cavilhas; policromia em azul, vermelho, marrom, branco e ocre; douramento nas partes entalhadas; pintura de gosto neoclássico a óleo, nas cores azul, ocre, branco, verde, lilás, amarelo, preto e marrom dobradiças (6) em ferro fundido e batido, preso por cravos; gaveta com suportes (4) para puxadores em metal amarelo, parafusados (colocados posteriormente); tramela de madeira na parte interna inferior da folha esquerda.