Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
285
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de armário retangular vertical, na madeira (externamente), com a base estreita, emoldura. Centro com porta de duas folhas, lisas, com as bordas arredondadas, fechas por trinco de metal em forma de gancho, localizado ao meio. Faces internas com pinturas representando a Via-Crucis: na folha da esquerda, três passagens com o Cristo da Agonia (alto), vestido de túnica clara, ajoelhado sobre um monte dourado, tendo a visão do cálice, também dourado, ao alto; o Cristo da Prisão (centro), vestido do mesmo jeito, de pé sobre um monte dourado, com as mãos atadas por uma corda; o Cristo da Coluna (abaixo), semi-nu, de pé sobre um monte dourado, amarrado em uma coluna marmorizada de azul; na folha direita, também três passagens, com o Cristo carregando a Cruz (alto), de túnica branca, de joelhos sobre um monte dourado, sendo ajudado por um homem trajando vestes e gorro vermelho; O Ecce Homo (centro), com o Cristo de pé sobre um monte dourado, semi-nu, de capa vermelha, segurando um ramo de cana, tendo parte de um homem vestido de azul por trás, e outro, vestido de vermelho, na janela de uma construção; o Cristo da Cana-Verde ou Pedra Fria (abaixo), sentado sobre um bloco de pedra quadrada apoiada sobre monte dourado, semi-nu, com coroa de espinhos, segurando um ramo de cana, com uma construção ao lado. Todas as passagens encontram-se emolduradas por uma espécie de janela em traços azuis, arrematadas por concheado dourado, de onde pendem ramos com flores vermelhas; o fundo é branco. Parte superior do oratório em cimalha reta e larga, escalonada em molduras e frisos, na madeira. Enquadramento da porta em friso dourado, com a entrada em duas pilastras retas, de base em vermelho e dourado, fuste em moldura reentrante dourada, capitel em frisos dourado e vermelho; coroamento em arco continuando o feitio das pilastras, com os cantos em triangulo com pintura de flores em vermelho, azul, ocre e verde (ramos). Interior com as laterais e o fundo em pintura de ramos cruzados formando “xis”, com buquê de flores nas amarrações e ao meio; forro com estrelas em azul escuro.
Altura (cm)
88,8
Largura (cm)
59
Profundidade (cm)
36,5
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Fundição | Policromia | Recorte
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: seis passagens da Via Dolorosa de Cristo: Senhor da Agonia; da Prisão; da Coluna; Carregando a cruz, ajudado por Simão, o Cirineu; Ecce Homo; e da Cana Verde ou Pedra Fria. Ornamentos: pintura de rocalhas, ramos de flores e estrelas; frisos dourados e molduras.
Características Estilísticas
Oratório mineiro, datável do século XVIII ou XIX (mais provável), de fatura simples, em linhas retas, mas com deliciosa pintura de feição ingênua, e curiosa composição das cenas, com decoração típica do período rococó, como os concheados em dourado e as flores de vivo colorido.
Características técnicas
Oratório confeccionado em madeira avermelhada, em partes recortadas, encaixadas e fixadas por cravos; ferragem em ferro batido, composto por quatro dobradiças que seguram as folhas da porta e um trinco em forma de gancho fechando a porta; policromia (têmpora) em azul, vermelho, verde, bege, branco, preto, marrom, ocre; douramento.