Escultura Religiosa
Anexos
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Miniatura
Número de registro
013
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Crucifixo com pia de Água Benta”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Crucifixo inserido dentro de uma tarja cordiforme, delimitada por duplo friso formado por “cês”, angras, acantos e concheados, com guirlanda de flores nas extremidades do centro, com o espaço entre os frisos pintado de amarelo ouro; parte inferior com molduras e uma pequena pia de formato cônico, em gomos, envolvida ao centro por guirlanda de flores, com arremate inferior em pinha. Parte superior da tarja arrematada em frontão curvo e vazado, com lambrequins recortados; contorno em acantos, angras e “cês”, tendo no centro inferior uma Pomba do Divino entre quatro raios frisados, de asas abertas, com a cabeça voltada para baixo. Interior da tarja revestido por um veludo vermelho, onde se insere um crucifico, com o Cristo pregado por quatro cravos, de cabeça voltada para a esquerda, erguida, com os olhos direcionados ao alto; de cabelos compridos, com uma mecha sinuosa caída em cada ombro; de boca entreaberta, com bigode e barba ralos; tem os braços estendidos em “Y”, com as mãos de abençoar; tórax com as costelas levemente demarcadas; pernas muito ligeiramente dobradas, com os pés pregados em paralelo. Vestido por perizônio curto, cobrindo o lado direito, seguro por um cordão duplo, tendo o laço despontado á esquerda.Cruz em traves retangulares, planas, delimitada por friso interior, onde se encontra levemente rebaixada. Dourada. Título de formato losangular, com a inscrição gravada.
Altura (cm)
91
Largura (cm)
57
Profundidade (cm)
14
Técnica
Colagem | Douramento | Entalhe | Policromia | Prateamento
Marcas/Inscrições
Título com a inscrição “INRI”
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: crucificado pregado por quatro cravos Pomba do Divino Ornamentos: concheados, angras, “cês”, flores, acantos, recortes curvos, frontão curvo, vazados, frisos e molduras, gomos e pinha.
Características Estilísticas
Peça de gosto rococó, de execução erudita e esmerada, em vocabulário típico do período, com concheados, “cês”, angras, frisos sinuosos e guirlanda de flores. Datável de fins do século XVIII ou início do XIX, de origem provavelemente mineira. Já o crucifixo, com a imagem em marfim, é de origem luso-oriental (Índia ou Ceilão), mas com o tratamento escultórico da figura seguindo a estética européia.
Características técnicas
Imagem de cristo esculpida em marfim, em quatro partes, com encaixe nos ombros e no laço do perizônio; cruz em madeira recortada, em duas partes, com encaixe nas junções das traves, toda dourada; título em marfim, com a inscrição gravada; cravos de metal; tarja em madeira entalhada, em partes encaixadas, prateada e com partes em dourado; veludo vermelho recortado e colado no interior da tarja.