Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
018
Denominação
Santo
Título
São Joaquim
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de médio porte e manufatura erudita, confeccionada em madeira entalhada e pintada, representando São Joaquim. Figura masculina, idosa, de pé, em posição frontal, semi-calvo, com cabelos castanhos curtos e levemente ondulados, rosto comprido, testa larga, orelhas parcialmente aparentes, olhos amendoados pretos, de vidro, com sobrancelhas, cílios, barba e bigode pintados em tom castanho. Apresenta barba bipartida com terminações em caracóis e boca pequena pintada na parte interna em tinta marrom (simulando boca entreaberta). Carnação em tom bege. Traja túnica longa, cintada, de mangas compridas, em tom vinho, com gola em "V" ornada por friso dourado e motivos florais, em vermelho, branco e dourado. São Joaquim apresenta os braços flexionados, tendo seu braço direito voltado à frente com a mão em posição de quem segura um cajado (este inexistente). Com seu braço esquerdo carrega cesto estofado imitando palha trançada. Pés calçados com sapatos pretos aparentes. Tem sua perna direita levemente flexionada, com o pé posicionado lateralmente. Escultura apoiada sobre base octogonal escalonada pintada em marmorizado nos tons cinza e preto.
Altura (cm)
27,6
Largura (cm)
7,7
Comprimento (cm)
11,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre o escultor: "Joaquim Francisco de Assis Pereira (1813-1893)/ Assis Pereira nasceu na Vila de São João del-Rei a 24 de fevereiro de 1813, filho de Manoel Joaquim de Assis e Manoela Maria do Nascimento. Desde muito moço, dedicou-se a servir nas irmandades do Carmo e São Gonçalo Garcia, trabalhando em vários misteres do culto religioso. Homem muito religioso, sempre estava lidando nas igrejas, na ornamentação ou armação para as festas e solenidades das irmandades. Projetou a empena da capela-mor da igreja carmelita, em 1853, e a capela-mor da Igreja de São Gonçalo Garcia, no último quartel do século XIX. Foi também ourives da prata, ofício herdado do pai, tendo cinzelado resplendor para Nossa Senhora do Amparo, turíbulo e naveta para São Gonçalo, em 1857, e resplendor para a imagem de São Gonçalo em 1886. Para a Irmandade da Boa Morte fez, em 1852, os resplendores para as imagens de Deus Pai e Deus Filho, assim como a crescente que fica sob os pés da Virgem Assunta ao céu. Como entalhador, trabalhou nos acréscimos da talha oitocentista nas ilhargas da capela-mor do Carmo sanjoanense, nas talhas do forro; fez o medalhão do forro da nave, onde a Virgem do Carmo aparece ao Papa João XXII, em alto-relevo policromado. São também de sua lavra os altares laterais da mesma igreja, executados entre 1872 e 1885. Esses retábulos são de uma talha rasa, de gosto um tanto popular, estrutura pesada, verticalizados, com colunas mal desenhadas e figuras de anjos um tanto toscas./ No campo da imaginária sacra, Assis Pereira esculpiu uma imagem de São Felipe Neri (Fig. 196), que foi doada à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em 28 de junho de 1881. Na conta de pagamento da peça, constam os olhos de vidro, a pintura da imagem e o resplendor. Trata-se de pequena peça exposta em nicho de altar lateral da igreja, com um anjinho ao lado, rosto largo, muito personificado, com cabelos colados ao crânio e veste um pouco dura, caída verticalmente. Ainda se atribui a Assis Pereira a imagem de roca de Santo Antônio (Fig. 50), que figura no trono do altar de sua capela, na Rua Santo Antônio, tida como sua primeira peça de maior porte; as imagens de São Roque, São José, Santo André e Santa Ifigênia, pertencentes à Capela do Senhor dos Montes, no alto de uma colina da cidade; a imagem de São Loureço, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a imagem de Cristo Crucificado, no retábulo principal da capela de São Gonçalo Garcia. Aliás, esta última é documentada por um recibo, datado de 21 de agosto de 1887, no valor de 200$00 réis, tendo sido também por ele policromada. Segundo Djalma Assis, existem na família do escultor várias imagens pequenas de sua autoria. Além dessas imagens, creio que se pode atribuir a Pereira as imagens de Nosso Senhor do Triunfo (Fig. 197), da Matriz do Pilar, de São João del-Rei, e da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Prados." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia de São Joaquim: "Representado ancião com longas barbas, veste manto, túnica e leva às mãos, um cajado. Freqüentemente figura ao lado de Santana e da Virgem Maria Menina. Em outras representações leva à mãos um cesto com dois pombos." (2)
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada e pintada. Policromia: vinho, castanho, marrom, preto e doourado.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
FILHO, Olinto Rodrigues dos Santos. "Características Específicas e Escultores Identificados". In COELHO, Beatriz (org.). Devoção e Arte: Imaginária Religiosa em Minas Gerais. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005. Pág. 148. – CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág. 18.