Grupo Escultórico Religioso
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
023
Denominação
Grupo Escultórico Religioso
Título
“Calvário”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Conjunto escultórico composto por três imagens: do Senhor Crucificado, pregado a cruz por três cravos, em posição frontal, com a cabeça tombada à esquerda; de cabelos compridos, com uma mecha caída pela frente; de olhos fechados, de bigode fino e barba comprida, com a ponta bipartida; tem os braços estendidos em "Y", com as mãos semi-fechadas; toráx com as costelas bem demarcadas, e com a chaga do lado direito do peito; pernas dobradas, com o pé direito sobreposto ao esquerdo. Vestido com perizônio branco seguro por duplo cordão, de dobra ao meio e laço comprido pendido pela esquerda. Cruz em árvore da vida com os nós ressaltados, pintada de verde. Maria Madalena, a esquerda, jovem, ajoelhada, em posição de perfil, com a cabeça erguida e olhos direcionados para o alto; cabelos compridos, em tom morrom, terminados em pontas, duas delas pela frente; tem o braço esquerdo erguido e a mão (inexistente) deveria segurar a cruz; braço direito abaixado, flexionado, sem a mão. Perna esquerda alta, dobrada; perna direita dobrada, com joelho apoiado ao chão. Veste uma túnica azul, cingida na cintura, de decote largo, com gola, punhos e barra em faixa dourada, com confetes; padronagem em motivos fitomorfos dourados grandes; a túnica deixa entrever a ponta do pé esquerdo, calçado por sandália marrom; manto dourado, com motivos florais brancos e punções de estrelas, e forro azul com mesma padronagem da túnica, cobrindo a perna direita, subindo pelas costas e enrolando-se no braço esquerdo. São João Evangelista, a direita, também jovem, de pé, em posição de perfil, com a cabeça erguida, olhos direcionados ao alto; cabelos compridos, marrons, terminados em pontas menores; tem o braço direito erguido e flexionado, com a mão junto à cruz; braço esquerdo estendido lateralmente, com a mão segurando um livro fechado, de capa vermelha e meia-cana dourada. Perna direita dobrada e a esquerda reta, com pés descalços, em angulo. Veste uma túnica azul cingida na cintura, de gola ampla, com padronagem idêntica à de Madalena; manto vermelho, com padronagem em motivos florais dourados grandes, envolvendo a parte inferior do corpo e enrolando-se no braço esquerdo. Base em forma de calvário, com saliências e reentrâncias imitando rochas, com uma gruta na parte inferior frontal. Pintura em verde, com tos vermelhos e amarelos.
Altura (cm)
73,5 (geral)
Largura (cm)
33 (geral)
Profundidade (cm)
15,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: A crucificação de Jesus é relatada pelos quatro evangelistas, mas somente João (19, 25-27) indica as pessoas que estavam próximas a cruz: “sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: ´Mulher, eis o seu filho!`Depois disse ao discípulo: ´Eis a tua mãe`”. Passagem que serviu de inspiração para os artistas comporem a cena da crucificação, que só veio a ocorrer, no Ocidente, somente a partir dos séculos XI e XII, quando o Cristo crucificado aparece rodeado de sua mãe e de João. A arte italiana amplia a cena, multiplicando os personagens e dando-lhes vida. Alem de N. Sra., ás vezes consolada por mulheres e por S. João, entra em cena a figura de Madalena arrependida ao pé da cruz, às vezes, segurando os pés do crucificado. (1)
Características Estilísticas
Belo conjunto escultórico, com imagens de fatura erudita e delicada, com esmero na policromia e douramento. Figuras de tratamento anatômico correto, com o Cristo esbelto, de membros bem torneados, com o panejamento do perizônio bem movimentado, com concheado que se abre ao meio. Madalena e S. João com panejamento movimentado e bem solucionado, imprimindo ao conjunto uma composição elegante. Estas duas imagens, a julgar pelo colorido da policromia e sua padronagem, devem tratar-se de esculturas de origem baiana, datáveis da segunda metade do século XVIII. Já a imagem de Cristo, com o panejamento do perizônio em forma de concheado, já é uma peça de origem certamente mineira.
Características técnicas
Escultura em várias partes de madeira (cedro), encaixadas: Crucificado em três partes, com encaixe nos ombros; cruz em duas partes, com encaixe na junção das traves; encaixada na base; Madalena e S. João esculpidos à parte, e encaixados na base; base em um só bloco de madeira; policromia em azul, vermelho, bege (nas carnações), verde, marrom, amarelo, branco, preto. Douramento com esgrafito e punções. Madalena e S. João com olhos de vidro e furo na cabeça para resplendor. Cravos em madeira.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
DUCHET-SUCHAUX, Gaston e PASTOREAU, Michel. La Bíblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.