Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
025
Denominação
Santo
Título
Santo Antônio de Pádua
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, pintada e dourada, representando Santo Antônio de Pádua. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos estriados em tonsura, no tom preto, tendo orifício no alto da cabeça para encaixe de resplendor (este inexistente), carnação em tom bege escuro, rosto oval (mais largo nas laterais), testa curta, orelhas aparentes, sobrancelhas pintada em tom preto, tendo olhos pequenos e cílios pintados em tom castanho, nariz pequeno e aquilino, bochechas em tom avermelhado, boca pequena cerrada, em tom vermelho, queixo saliente e pescoço delgado. Traja hábito franciscano composto por túnica longa, de mangas largas, em tom preto, cintada, sobreposta por manto com capuz, ambos ornados por barra dourada, tendo cíngulo dourado (parcialmente querbado) preso à cintura. Panejamento com movimentação levemente esvoaçante na parte inferior. Apresenta os braços flexionados e as mãos quebradas, tendo sua perna direita ligeiramente flexionada com o pé disposto um pouco mais atrás e parcialmente de lado. Pés descalços aparentes. Peça apoiada sobre base octogonal escalonada e pintada em tom vermelho escuro.
Altura (cm)
20,2
Largura (cm)
6
Comprimento (cm)
9
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santo Antônio de Pádua ou Antônio de Lisboa (1195-1231): "Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: livro
Características Estilísticas
O objeto apresenta características da Escola Mineira.
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada. Policromia: vermelho, preto, marrom, bege
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 81.