Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
027
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“São José de Botas”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura masculina, de meia-idade, em posição frontal, de cabeça erguida, ligeiramente voltada á esquerda, para onde dirige o olhar; cabelos compridos, em mechas grossas e sinuosas junto as orelhas e uma ponta caída sobre o ombro direito; de bigode e barba cheia, em estrias grossas; sobrancelhas pintadas; tem o braço direito dobrado á frente, com a mão fechada, insinuando segurar algo; braço esquerdo também dobrado à frente, mas faltando a mão; perna direita levemente dobrada; e a esquerda reta; pés em ângulo suave. Vestido com uma túnica curta, de comprimento até os joelhos, de cor verde, com a gola dobrada, em dourado; mangas com os punhos dobrados, em dourado, barra também dourada; cingida por cinto dourado junto á cintura. Manto ocre de forro vermelho, jogado no ombro esquerdo, de onde desce por trás, cobrindo a parte inferior do corpo pela frente e enrolando-se no braço esquerdo. Calça botas pretas de cano alto, com dobra superior. Base quadrangular, de quinas chanfradas, pintada de verde. Sobre a cabeça o santo leva um resplendor metálico, em aro circular, com a parte inferior, de onde sai o pino de encaixe, em forma de meia-lua.
Altura (cm)
40,5
Largura (cm)
16,5
Comprimento (cm)
11
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Representação tradicional de São José de Botas, faltando o atributo da mão direita, certamente o cajado; na outra mão, que falta, poderia levar o Menino Jesus.
Características Estilísticas
Escultura de cunho popular, de origem certamente mineira, datável do século XVIII ou XIX, de rosto inexpressivo, de composição estática, sem movimentação, com o panejamento duro e tratamento anatômico imperfeito. Obs. Apresenta características escultóricas com a Nossa Senhora (no 19), principalmente no arranjo do panejamento e rosto.
Características técnicas
Peça esculpida em quatro partes de madeira, com encaixes nas mãos e na base; policromia em bege (carnação), verde, preto, ocre, vermelho, branco e marrom; olhos pintados; douramento aplicado na túnica; base com orifício ao centro. Resplendor em metal fundido (latão), encaixado na cabeça do santo.