Escultura Religiosa
Anexos
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Miniatura
Número de registro
053
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Nossa Senhora das Dores
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura feminina, de meia-idade, sem cabelos, de pé, em posição frontal, com a cabeça erguida, os olhos direcionados ao alto; braços (de articular) flexionados à frente, com as mãos cruzadas e abertas sobre o peito; perna esquerda levemente dobrada e a outra reta; pés ocultados; vestida de túnica branca, cingida a cintura. Encontra-se sobre uma base toda dourada, em tronco piramidal, com a Face frontal entalhada, com moldura reentrante ao centro, delimitada por concheado estriada, com pontas que invadem a moldura da borda, e arestas formadas por mísulas estriadas, terminadas em volutas; ao meio relevo de coração flamejante transpassado por um punhal em diagonal; parte inferior em moldura e recorte em concheado com lingüetas, delimitado por angras e volutas, formando, nos cantos os pés, estes em sapatas quadradas. Superfície pintada de azul. A figura encontra-se emoldurada por uma espécie de arco, em forma de uma mandorla, com a face frontal toda dourada, entalhada em concheados, angras e guirlandas de flores, com seqüência de três vazados que servem de separação a sete compartimentos, de recorte quadrilobulado, onde se inserem lâminas de vidro com pinturas em dourado, sobre fundo vermelho, representando alguns símbolos da paixão de Cristo: na esquerda, cálice, corda e coluna; ao alto, coroa de espinhos; na direita, três cravos, lenço da Verônica e a jarra do Lava-mãos. Contorno externo em 35 raios, de tamanhos diferentes, frisados, com as pontas recortas em bicos; 16 encontram-se ainda dourados. A mandorla prende-se na traseira lateral da base, através de dois pés curvos, delimitados por concheados e angras, com ramo de flor ao meio, terminados em sapatas quadradas.
Altura (cm)
53,0 (geral)
Largura (cm)
39,5(geral)
Profundidade (cm)
11
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta | Vidro
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia | Recorte
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Representação de Nossa Senhora das Dores, de vestir, em expressão de dor, com o rosto voltado para o alto e as mãos abertas junto ao peito; a simbologia das dores de N. Sa é reforçada pelo Coração flamejante transpassado por um punhal, na face da base, e os sete símbolos da Paixão de Cristo, também conhecidos por Armas Christi: o cálice, a corda, a coluna, a coroa de espinhos, o jarro utilizado por Pilatos no Lava-mãos, o véu com o qual a Verônica enxugou o rosto de Cristo, ficando nele impresso o seu rosto; e os três cravos da crucificação. Ornamentos: concheados, angras, guirlanda de flores, lingüetas, volutas, molduras e frisos, mísulas, vazados e raios.
Características Estilísticas
Peça de excelente execução, em estilo rococó, datável do último quartel do século XVIII, originária do Rio de Janeiro. A imagem tem o tratamento do rosto, bem delicado, de forma oval, com as orelhas bem demarcadas; sobrancelhas salientes, nariz e boca recortados; o panejamento não muito trabalhado, já que é uma imagem para se vestir; a base e o arco são entalhadas de forma erudita, explorando-se o vocabulário ornamental do rococó, com as angras, o concheado espraiado, as flores e ramos em guirlandas, os tremidos e as volutas.
Características técnicas
Peça em madeira recortada, entalhada e esculpida em várias partes: imagem esculpida em três partes, com os braços articulados á altura dos cotovelos; com olhos de vidro; cabeça com pino de metal para segurar a peruca (inexistente); carnação em bege com alto da cabeça pintado de preto; vestimenta pintada de branco; base, arco e raios entalhados separadamente, fixados por chapas de ferro parafusadas por trás; com as partes aparentes toda dourada; 16 raios, com douramento, são originais; os outros 19, na madeira, são posteriores; sete lâminas de vidro recortado, com pintura em dourado, sobre fundo vermelho (pintado ou de pano), encaixadas por trás; base com a superfície pintada de azul.