Nossa Senhora
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
058
Denominação
Nossa Senhora
Título
Nossa Senhora das Dores
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de pequeno porte e manufatura popular, confeccionada em madeira (cedro?) entalhada em bloco inteiriço e pintada, representando Nossa Senhora das Dores. Figura feminina, de pé, em posição frontal, com cabelos estriados até a altura do pescoço, rosto ovalado (recoberto de tinta branca) de traços retilíneos e queixo levemente proeminente. Apresenta dorso ligado diretamente ao rosto com afunilamento para representação do pescoço, também recoberto de branco. Traja túnica longa e lisa, em tom azul cobalto, de panejamento pouco movimentado, de mangas curtas e cintura alta, tendo pregas de entalhe rígido na representação da saia. Braços flexionados com as mãos (sem carnação) cruzadas sobre o peito levemente saliente. Pés aparentes, estando o seu pé direito quebrado ao centro e seu pé esquerdo calçado com espécie de sapatilha. Peça fixada no interior do oratório de nº 292.
Altura (cm)
31
Largura (cm)
7,5
Comprimento (cm)
10,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Nossa Senhora da Angústia ou das Dores: “Segundo alguns autores, a devoção a Nossa Senhora das Dores se difundiu, sobretudo, a partir do século XIII./ Nas representações de Nossa Senhora das Dores, a Virgem, de fisionomia angustiada, está de pé, geralmente vestida de roxo e envolvida por um manto que lhe cobre a cabeça, caindo até os pés. O peito está atravessado por sete punhais; uma das mãos se dispõe sobre o coração e a outra está estendida em sinal de desolação./ Geralmente, quatro punhais se encontram do lado direito; e três, do lado esquerdo. Às vezes, esta disposição é, respectivamente, invertida. / Em imagens de roca, é comum a Virgem Maria trazer um lenço de renda à mão./ Pode ainda integrar cenas do Calvário, quando é representada aos pés da cruz, tendo, ao lado, São João Evangelista e Santa Maria Madalena./ Os sete punhais representam as dores de Nossa Senhora: profecia de São Simão, fuga para o Egito, perda do Menino Deus, caminho da cruz ou caminho da amargura, crucificação de Jesus, descendimento da cruz e sepultamento de Jesus.” (1)
Características Estilísticas
Objeto de cunho popular, possivelmente da região de Minas Gerais.
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada e pintada. Policromia: azul e branco.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 23.