Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
060
Denominação
Escultura Religiosa
Título
São João Evangelista
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura masculina, jovem, imberbe, de pé, em posição frontal; cabeça levemente inclinada à esquerda, com o olhar direcionado ao alto; de cabelos escuros, curtos, com quatro mechas grossas proeminentes por trás, com parte das orelhas descobertas; tem a boca semi-aberta, mostrando os dentes superiores; o braço esquerdo encontra-se flexionado à frente, suspenso, de mão aberta sobre o peito; o direito estendido para baixo, em diagonal, com a mão apoiada na dobra do manto; tem a perna esquerda levemente dobrada, e a direita reta; dos pés só aparece as pontas, calçados em sapatos pretos. Vestido com túnica azul, cingida a cintura, de padronagem com flores brancas estilizadas, gola e punhos das mangas com contorno prateado; manto todo vermelho, de contorno em dourado, cobrindo a parte inferior direita do corpo, e jogado pelo ombro direito, de onde desce por trás.
Altura (cm)
86,5
Largura (cm)
32,5
Profundidade (cm)
18,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Imagem identificada como São João Evangelista, caracterizado como uma figura de Calvário, com os olhos direcionados ao alto e uma das mãos sobre o peito. No entanto, não tem as vestes em suas cores tradicionais, o verde e o vermelho; além disso, os braços parecem ter sido modificados em relação a sua posição original.
Características Estilísticas
Peça de cunho semi-erudito, com a cabeça de rosto e pescoço alongados; cabelos em estrias grosseiras, comuns; sobrancelhas levemente ressaltadas; pálpebras superiores dos olhos arqueadas; nariz retilíneo, de ponta afinada; boca com o lábio superior proeminente; mãos sem detalhamento; panejamento duro, com as pregas angulosas e grandes. Trata-se de imagem da escola mineira, datável do século XVIII ou XIX.
Características técnicas
Peça esculpida em madeira, composta de três partes, com encaixe nos dois braços; policromia em azul, vermelho, bege branco e preto; prateamento por tinta a óleo (mais recente); douramento; olhos de vidro; os braços parecem ter sido modificados em relação à posição original, pois há remendos grosseiros em ambos: no esquerdo, á altura do cotovelo, e no direito, acima do cotovelo.