Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
061
Denominação
Santo
Título
“Santo Antônio”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa [de roca], de médio porte, confeccionada em madeira entalhada, policromada e com parte inferior em papier mâché, representando Santo Antônio de Lisboa. Figura masculina, jovem, de pé, com cabelos curtos pretos, estriados e levemente ondulados, em tonsura, com orifício no alto da cabeça para encaixe do resplendor (inexistente). Rosto redondo, de carnação em tom esbranquiçado (repintura posterior), orelhas aparentes, testa curta, sobrancelhas delgadas e pintadas de preto, nariz aquilino, bochechas em tom róseo, olhar sereno ligeiramente direcionado para baixo, em tom cinza e leve contorno ao redor dos olhos em tom preto, boca semi-aberta, pintada em tom vermelho, com representação de dentes brancos e queixo duplo. Apresenta pescoço colado ao dorso em bloco de madeira inteiriço, tendo os braços encaixados em dupla articulação nos ombros e no antebraço. Mãos grandes, com carnação esbranquiçada e unhas delineadas, estando sua mão direita com os dedos flexionados para segurar o lírio ou crucifixo (inexistente). Apresenta o dedo polegar das mãos com falange mais grossa e o restante dos dedos longilíneos. Com seu braço esquerdo flexionado segura o Menino Jesus, de corpo inteiriço e roliço, com sua perna direita estendida para baixo e sua perna esquerda flexionada, com representação da genitália. Menino Jesus de rosto redondo, cabelos espessos, em tom castanho claro, na altura do pescoço, com estrias pouco marcadas e com as pontas em cacheado. Testa pequena, sobrancelhas em tom marrom claro, olhos direcionados à frente pintados de preto e ligeiramente esbugalhados, bochechas rosadas, nariz pequeno e boca pintada de vermelho escuro, além de queixo duplo. Apresenta sua mão esquerda voltada para baixo com a mão espalmada e seu braço direito flexionado, com a mão elevada e com dois dedos estendidos par ao alto em atitude de benção dos fiéis. Traja camisola em algodão branco, com punhos e borda rendados, sobreposta por túnica em cetim branco com frisos em fita dourada. (indumentária posterior ao objeto). Santo Antônio apresenta-se em trajes da Ordem Franciscana, composto por túnica marrom, de mangas compridas (com camisola branca por baixo), sobreposta por alva branca com cruzes bordadas e franja em dourado. A estrutura inferior a partir dos quadris da escultura é confeccionada em tecido reentelado até a base, pintado em tom azul claro. Dessa estrutura sobressaem os pés da escultura, confeccionados em madeira, com carnação esbranquiçada, dedos longilíneos, calçados com sandálias pretas de tira única pintada sobre o peito do pé e sola entalhada. Escultura apoiada sobre peanha octogonal, pintada com marmorizados nos tons cinza escuro, apresentando lascas que mostram o fundo em tom rosado.
Altura (cm)
61,5
Largura (cm)
22
Técnica
Costura | Entalhe | Policromia
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Imagens de Roca: “As imagens de Roca ou de vestir, também conhecidas como “Bastidores”, são aquelas que têm parte do corpo esculpidas e outras em leve armação de madeira, tendo algumas todo o corpo esculpido mais com fino tratamento somente nas extremidades, como cabeça, mãos e pés. Podemos chamá-las, também, de imagens de procissão pois eram muito usadas para essas solenidades religiosas por serem mais leves e fáceis de serem adaptadas nos andores./ Como são vestidas, abriram vasto campo à imaginação e ao gosto da época. As Irmandades, devotos, doadores se esmeravam em cobrí-las com os mais finos e ricos tecidos e jóias./ Segundo o Prof. Valentin Calderon de la Vara, sua origem está ligada à Península Ibérica, onde desde a primeira metade do século XVI tornou-se popular o uso de colocar ricos mantos nas imagens de Nossa Senhora. De acordo com o gosto barroco na tentativa de aumentar o realismo e a dramaticidade, começaram a usar elementos postiços que davam aparência mais natural./ No Brasil, as imagens de roca se desenvolveram graças, especialmente, às Ordens Terceiras, se propagando motivadas, também, pela devoção e gosto popular. Vamos encontrar vários tipos como: (...) III – as que têm as partes do corpo sob as vestes em armação ou bastidores feitos de fina tábua, às vezes recobertas de pano engomado, quando em imagens femininas, para facilitar a composição das vestes. Neste caso, encontram-se a maioria dos exemplos: os que têm somente as pernas em armação; os que têm as partes nobres em papel maché, como algumas peças da coleção de Abelardo Rodrigues, segundo informações do Prof. Valentin Calderon de la Vara./ Na maioria dos casos, os braços são esculpidos com dupla articulação (ombro e cotovelo) e raramente tripla articulação incluindo o pulso. (...) Dentre as imagens mais conhecidas em roca, temos os Cristos representando os passos da Paixão, as Nossas Senhoras, especialmente Nossa Senhora das Dores, Santos Mártires e os Santos das Ordens Terceiras Dominicanas, Franciscanas e Carmelitas.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: “SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA ou ANTÔNIO DE LISBOA (1195-1231)/ Chamava-se Fernando, nasceu em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Ingressou na Ordem Franciscana, adotando o nome de Antônio, em homenagem a Santo Antão, e destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida./ Sua festa é celebrada a 13 de junho./ Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós. Tem como atributos o crucifixo, um lírio, símbolo da pureza, e o Menino Jesus assentado, ou em pé, sobre um livro, que simboliza uma aparição.”. (2)
Características Estilísticas
Escultura de cunho popular, com características da Escola mineira, datável do século XIX.
Características técnicas
Objeto entalhado em madeira e policromado, apoiado sobre peanha em marmorizado, nos tons cinza escuro e preto. Santo Antônio com estrutura de roca, vestida com hábito franciscano em tecido (aparentemente não original).
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MARQUES, Lucia. Metodologia para o Cadastramento de Escultura Sacra-Imaginária. Ed. Contemp. Minas Gerais, s\d. Pág. 23-24.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág. 81.