Sacada
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
062
Denominação
Sacada
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Sacada confeccionada em metal (ferro), madeira e cristal. Objeto de formato retangular, com prolongamentos laterais para encaixe na construção. Apresenta gradil em ferro ornado por volutas e motivos geometrizados, destacando-se, na parte central, trama cruzada composta por losangos arrematados por estruturas circulares ornadas com flor ao centro. Laterais da sacada com a mesma padronagem decorativa da parte frontal. Parte superior do objeto, correspondente ao parapeito, composta por superfície lisa, ornada por estrutura escalonada e por pinha facetada em cristal vermelho com base circular em metal, esta disposta na extremidade direita do objeto. Peça apoiada sobre três pés circulares em metal.
Altura (cm)
102,5
Largura (cm)
63,5
Comprimento (cm)
206,5
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Construção Civil | Neoclássico | Rio de Janeiro | Século XIX | Visconde da Estrela
Dados históricos
Documento de Lucio Costa sobre a casa: "CASA À PRAÇA CONDESSA DE FRONTIN, 52 (DEMOLIDA)/ RIO DE JANEIRO – RJ/ Antiga casa do Visconde da Estrela/ Deverão ser entregues pelo proprietário, em perfeito estado de/ conservação, a fim de serem devidamente preservados, como parte/ integrante do acervo destinado ao museu de arquitetura civil a ser/ criado oportunamente nesta capital, com seções nos diferentes esta-/ dos e municípios, as peças abaixo especificadas:/ 1º as cinco estatuetas de mármore representando os cinco conti-/ nentes;/ 2º a sacada ou "varanda" de serralheria do vão central do sobrado/ com as respectivas pinhas de cristal;/ 3º um dos painéis de azulejos marmorizados que revestem os pedestais das pilastras da fachada principal (o painel deverá estar completo, isto é, incluindo os azulejos ornamentais da cercadura); 60 azulejos das barras do pátio ou da fachada, sendo 40 de "tapete" e os 20 restantes dos frisos corridos de remate; 16 azulejos do revestimento da mureta de sustentação do passadiço contíguo à fachada...Lucio Costa/ Diretor da DET/ 1944." (1) Nota do editor: "A antiga casa do Visconde da Estrela havia sido inicialmente considerada de/ interesse para o tombamento, mas, após deliberação do Conselho Consultivo, / passou à condição de simples inventário, e teve portanto autorizada a sua de-/ molição pelo SPHAN, desde que fossem preservados os objetos listados por Lucio Costa." (1) Na página 104: foto da fachada do casarão com a visão da grade da sacada ornada pelas pinhas de cristal e as 5 estátuas. (1) Sobre pinha: " s.f. (..) Pinhas e bolas de sacada. Ornatos de cerca de 0,20m de altura feitos de cristal, de vidro, de bronze, de ferro para guarnecer as sacadas ou a coluna da base das escadas. As bolas e pinhas de cristal bicolor têm facetas (janelas) que se multiplicam por refração.” (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, motivos geométricos, pinha
Características Estilísticas
Objeto do século XIX, em estilo neoclássico.
Características técnicas
Sacada confeccionada em metal (ferro) e madeira, ornada com pinha em cristal vermelho em uma das extremidades.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
PESSÔA, José (org.). Lucio Costa: Documentos de Trabalho. Ed. IPHAN/ Edições do Patrimônio, 2ª edição. Rio de Janeiro, 2004. Pág. 55-56 e 104.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 293.