Retábulo (fragmento): Pilastra Misulada
-
Miniatura
Número de registro
071
Denominação
Retábulo (fragmento): Pilastra Misulada
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Fragmento de retábulo, identificado como pilastra compósita, confeccionado em madeira (cedro) entalhada e dourada. Peça de estrutura longilínea, composta por tábua verticalizada à esquerda, ornada por entablamento coríntio, composto por folhas de acanto, tendo ornato abaixo em volutas, motivos florais e folhas de acanto dourados sobre fundo em tom bege. Pilastra com entablamento ornado por folhas de acanto e capitel coríntio, tendo querubim, ao centro, com um das asas aparente (a outra quebrada) sobre laço de fita encimado por grande voluta. Na parte inferior, anjo dourado, representado através de figura de criança, sentada, com cabelos estriados, ondulados e esvoaçantes, rosto redondo, olhos amendoados, nariz arrebitado, corpo seminu, de musculatura bem delineada (sobretudo barriga e pernas), de corpo roliço, tendo seu braço esquerdo flexionado e apoiado sobre tecido com panejamento movimentado que cobre o quadril. Apresenta seu braço direito flexionado e elevado (dedos quebrados). Pernas flexionadas, tendo sua perna direita posicionada mais atrás. Anjo sentado sobre grande voluta arrematada por folha de acanto. Pilastra apoiada sobre base escalonada. Peça correspondente ao lado esquerdo do retábulo.
Altura (cm)
197
Largura (cm)
38
Profundidade (cm)
36,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Arquitetura Religiosa | Barroco | Brasil | Minas Gerais | Século XIX | Século XVIII
Conjunto com n°
68 | 69 | 70
Dados históricos
Mísula: "Elemento arquitetônico que se projeta de uma parede ou de um pilar e é destinado a suportar uma carga vertical ou a reforçar um ângulo. A mísula tem a face superior horizontal, integrada ou não à construção, e o extremo superior avançado enquanto a parte de baixo vai se unir à parede; pode ser mais ou menos ornamentada e, segundo as dimensões e a proporção do avanço, tanto serve de apoio a um balcão, a um arco, a uma cornija, como a um vaso ou um busto. Identifica-se, assim, com o consolo, o modilhão ou peanha, conforme a função e aparência. No Renascimento as mísulas em "S" reproduziam modelos da ordem coríntia e da compósita; no Barroco surgem muitas vezes figuras antropomórficas (querubins, atlantes) ou zoomórficas. (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, folha de acanto, anjo, motivos florais
Características Estilísticas
Peça de manufatura erudita, com características do estilo barroco em sua 2ª fase em Minas Gerais (século XVIII), introduzido na região a partir de 1720/30 e que prevaleceu até 1760. Estilo também conhecido como D. João V.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e dourada, com ornamentação em volutas, folhas de acanto, anjo e motivos florais.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 256.