Arado
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
102
Denominação
Arado
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Arado confeccionado em madeira e metal (ferro) fundido. Objeto de uso agrícola, de estrutura longilínea, composto em um dos lados por dois braços de madeira com extremidades em curva (para encaixe das mãos), tendo, ao centro, disposto perpendicularmente estrutura em ferro, em formato de arco, denteada, com sistema de regulagem feito através de longo cabo de ferro. Estruturas de ferro fixadas nos braços do arado através de arruelas, porcas e parafusos. Na lateral do objeto, chapa de metal, de formato irregular, com um das extremidades abauladas e a outra arrematada por ponta de "seta" (que permite arar a terra), tendo no verso da placa possivelmente a marca do fabricante: "Oliver"/ (desenho pouco legível)/ "51.X". Abaixo dos braços, estrutura de sustentação, de recorte irregular, com a inscrição "51 ½". Sobre a mesma, tora de madeira disposta horizontalmente com estruturas de ferro fixadas por três parafusos, porcas e arruelas (quarto parafuso inexistente). Na parte frontal do objeto, quatro chapas de ferro com orifícios, dispostas paralelamente, duas a duas, intercaladas por uma pequena roda em chapa de ferro, que permite a circulação do arado. Peça arrematada por argola.
Altura (cm)
79
Largura (cm)
54
Comprimento (cm)
177,5
Marcas/Inscrições
"51 ½" (no ferro dos braços). Na placa lateral: "Oliver/ (desenho pouco legível)/ 51.X". Na alça central "51" e "F650". Na parte denteada: "F648". No pino: "51XX". Na base: "F654X" e "51 ½". Na extremidade do aro: "CY 40..."
Data de produção
Temas
Brasil | Instrumento agrícola | Minas Gerais | Século XIX | Século XX
Características técnicas
Objeto de manufatura simples, composto por tora de madeira e estruturas de ferro fixadas através de parafusos, porcas e arruelas. Apresenta sistema de regulagem.