Talha (ornato): palmeta
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
106
Denominação
Talha (ornato): palmeta
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Fragmento de retábulo, em formato de folha estilizada, identificado como palmeta, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, sem policromia e com vestígios de douramento. Objeto composto por folhas estriadas, tendo a folha do lado esquerdo com a extremidade em voluta. Parte posterior do objeto lisa.
Altura (cm)
90.0
Largura (cm)
55
Espessura (cm)
7
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Arquitetura Religiosa | Barroco | Brasil | Minas Gerais | Rococó | Século XIX | Século XVIII
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: folha estilizada (palmeta). Sobre palmeta: "Motivo decorativo de origem egípcia, em forma de leque, inspirado nas folhas de palmeiras nativas do Mediterrâneo. Apresenta-se sob diferentes modalidades que vão desde uma folha estilizada até a inflorescência paniculada; muito conhecido o desenho que lembra as flores da madressilva. Na arte grega, a palmeta aparece isolada, como arremate externo dos tetos, ou em frisos, especialmente nos edifícios em estilo jônico; é, também, decoração complementar da cerâmica, no mobiliário. No séc. XVIII a palmeta é característica da decoração neoclássica. Friso que consta de uma sucessão de palmetas, em alguns casos com as folhas alternadas voltadas para cima e para baixo.” (1)
Características Estilísticas
Peça datável do século XVIII, com características do estilo barroco em Minas Gerais.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada e dourada, em formato de palmeta.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 283.