Andor
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
113
Denominação
Andor
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Andor confeccionado em madeira (jacarandá) entalhada, sem policromia, de formato quadrangular, composto por quatro varais, dispostos horizontalmente, para suspensão do objeto. Peça de base escalonada, com superfície formada por quatro tábuas, encimada por peanha octogonal contendo quatro volutas dispostas em diagonal nas extremidades. Peanha composta por quatro faces ornadas por flor central, esta cercada por volutas e motivos florais em relevo. Estas faces intercalam outras quatro faces decoradas por trama quadriculada, tendo flor ao centro dos quadrados seriados. Parte superior da peanha composta por quatro faces abauladas, contendo trama em losangos e estruturas arrematadas por pontas e círculo (ao centro). Faces intercaladas por quatro querubins, em relevo, de rostos redondos, cabelos curtos, cacheados e estriados, olhos amendoados, bochechas salientes, narizes arrebitados, bocas pequenas cerradas, queixos salientes e asas. Os querubins encontram-se inseridos em estruturas de fundo bipartido, arrematadas por volutas em espiral nas partes superior e inferior. Superfície da peanha em formato octogonal liso (para colocação da imagem). Objeto composto por quatro varais torneados, ornados por estrutura abaulada e pino na extremidade.
Altura (cm)
66
Largura (cm)
88,5
Comprimento (cm)
193
Material
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: volutas, querubins, quadrados, losangos, pinos Sobre andor: " Estrado ou TRONO de madeira ou metal, geralmente ornamentado, assente sobre varais de segurar, utilizado para transporte de IMAGENS religiosas ou relíquias, em procissões. No passado, os ANDORES eram conduzidos apenas por clérigos e por leigos com ou sem OPA. Nas procissões em que vai a Eucaristia, é proibido o uso do ANDOR.” (1)
Características Estilísticas
Peça com características do estilo barroco, desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do final do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira entalhada, de estrutura quadrangular, sem policromia, composto por quatro varais de sustentação e ornatos em relevo.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
DAMASCENO, Sueli (org.). Glossário de Bens Móveis (Igrejas Mineiras). Ed. Universidade Federal de Ouro Preto/ Instituto de Artes e Cultura. Ouro Preto, 1987. Pág. 3.