Pintura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
143
Denominação
Pintura Religiosa
Título
Batismo de Cristo
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Pintura religiosa a óleo sobre tela, representando o Batismo de Jesus Cristo por São João Batista. Tela e moldura de formato retangular verticalizado. Em primeiro plano, ao centro, figura masculina, representando Cristo, jovem, com corpo em posição frontal e rosto voltado à direita, seminu, com cabelos semi-longos, partidos ao meio, em tom castanho escuro. Apresenta rosto oval, tez rósea, testa larga, olhos semi-cerrados em tom castanho escuro com olhar voltado para baixo, sobrancelhas, bigode e barba castanhos, bochechas rosadas, nariz longo e boca cerrada com lábios em tom vermelho, tendo sua orelha direita aparente. Tem seus braços flexionados e cruzados à frente do peito desnudo. Traja tecido branco com pregas em tom cinza, envolto na cintura e preso através de nó. Pernas estendidas e pés descalços, tendo sua perna esquerda com coxa aparente. Sobre as costas, manto em tom azul. Apresenta os pés totalmente mergulhados nas águas do rio Jordão, em tom azul e branco. (Cont. em OBSERVAÇÕES).
Altura (cm)
135
Largura (cm)
89,7
Material
Técnica
Douramento | Entalhe | Pintura
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Pintura | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre São João Batista: "Precursor de Cristo, de quem era primo, filho de Isabel e Zacarias, que o conceberam em idade avançada, pregou ao povo um batismo de penitência, exortando-o a se preparar para a vinda de Cristo. Viveu a austeridade da vida no deserto, alimentando-se de mel silvestre e gafanhotos. Batizou a Cristo no rio Jordão (Mt. 3-1, 17). Tendo reprovado a Herodes por seus pecados, foi encarcerado e martirizado a pedido da filha de Herodíades, que lhe exigiu a cabeça numa bandeja (Mt. 14,3-12/ Mc. 6, 14-28; Lc. 9,9)./ João Batista, o último e maior profeta, é o elo de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento./ Sua festa é celebrada a 24 de junho./ Pode ser representado em duas fases de sua vida. Como criança, aparece sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel. Outras vezes, é um homem barbado, ascético e semicoberto com pele de animal. Seus atributos são um livro, o cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei ou Eis o Cordeiro de Deus, e uma concha, símbolo do Batismo.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: Pomba do Divino Espírito Santo, Santíssima Trindade
Características técnicas
Pintura a óleo sobre tela, representando o Batismo de Cristo. Policromia: castanho, marrom, verde, vermelho, azul, amarelo, branco.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 18.