Ex-Voto
Anexos
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Miniatura
Número de registro
155
Denominação
Ex-Voto
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Ex-voto confeccionado em tábua de madeira (cedro?), de formato retangular, com cena pintada a têmpera na parte frontal e em sentido horizontal. Pintura dividida em duas partes. Na parte superior esquerda, representação de enfermo através de figura masculina, de meia-idade, deitada sobre leito sem cabeceira, pintado em tom marrom, tendo, ao lado, banco no mesmo tom com bacia em tom acinzentado. Figura masculina com cabeça apoiada sobre travesseiro branco, com coberta sobre o corpo. Apresenta cabelos castanhos escuros, testa larga, olhos semi-abertos com rugas de expressão e olhar de aflição, nariz aquilino e barba grisalha, trajando túnica branca de mangas compridas segurando escapulário sobre o peito, este em tom marrom. Tem seu braço direito aparente e apoiado sobre a coberta. Ao seu lado, outra figura masculina, jovem, de pé, semi-calva, de cabelos castanhos, sobrancelhas e olhos pintados em tom castanho, cabeça ligeiramente de perfil, orelha aparente, nariz aquilino e boca pequena, com barba curta em tom castanho. Traja camisa branca sobreposta por túnica marrom, de mangas compridas. Com sua mão direita segura flor vermelha. Ao seu lado, à direita, uma terceira figura masculina representando o padre, posicionado ligeiramente de perfil, de cabelos curtos em tom castanho, com orelha aparente, sobrancelhas e olhos castanhos, nariz aquilino e boca fechada. Traja batina de mangas compridas, nos tons marrom e cinza, e estola branca apoiada sobre o pescoço. Apresenta seu braço direito flexionado e elevado, segurando objeto litúrgico e dando a extrema-unção. Apresenta sua mão esquerda flexionada e direcionada para baixo, segurando a bíblia, esta aberta e com letras em tinta preta. Ao lado das duas últimas figuras masculinas, possivelmente as sombras das mesmas em tom cinza. À direita da cena, altar em tom vermelho e branco, com Crucifixo ao centro, tendo a cruz pintada em tom marrom, ladeado por dois castiçais com velas compridas e com a chama acesa. Altar ornado com motivos fitomorfos em tom esbranquiçado. Parte superior dividida por linha vertical espessa em tom acinzentado. À direita do ex-voto, em primeiro plano, representação do Monte Carmelo, em tom marrom. Em segundo plano, representação de Nossa Senhora do Monte do Carmo feita através de figura feminina, jovem, de pé, com corpo em posição frontal e cabeça voltada à esquerda, com cabelos castanhos semi-longos encimados por coroa. Traja túnica marrom (hábito carmelita), de mangas compridas, sobreposta por manto branco com barra ornada por motivos geometrizados, em tom marrom. Apresenta seu braço direito flexionado segurando escapulário com a mão. No seu braço esquerdo apóia o Menino Jesus, representado através de figura de criança, sentada ligeiramente de perfil, com corpo voltado à direita, com cabelos curtos em tom castanho encimados por coroa. Traja túnica de mangas compridas em tom vermelho. Figuras circundadas por raios de sol, em tom marrom claro, apoiadas sobre nuvem estilizada em tom cinza e branco, e sobre fundo em tom cinza. Parte inferior do objeto pintada de branco, contendo o seguinte texto manuscrito como legenda, disposta em três linhas horizontais e em tinta preta: “Mce. q. fez N.Srª do Monte do Carmo ao seu indigno filEo Antº Alveres Villa q estando M. mal Sacramen-/ tado cungido, deitando por espasso de bastantes dias grande copia de Sangue pella bocca, e já desconfiado dos asisten-/ tentes, nos ultimos da vida Se correo com grande aflição a sua Santissina May q lhe vallece e por Mce. da dª Srª/ ficou livre aos 23 de Janrº de 1753 as.”. Objeto emoldurado por caixilho retangular escalonado, confeccionado em madeira pintada em tom vermelho, ornado nas extremidades e nas partes centrais com oito motivos fitomorfos pintados em tinta marrom escura. Verso do objeto em madeira lisa, contendo dois tarugos cilíndricos de madeira, dispostos nas extremidades da parte inferior da tábua.
Altura (cm)
35,3
Largura (cm)
47,7
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
(vide descrição)
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre ex-voto: "Testemunho pelo meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, tornando público o fato e divulgando a força mística ou mágica do autor do milagre (...). A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular; ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e “quadros”. No século XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa (...) Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e o do agente sobernatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparecem na parede sobre a cama do doente).” (1) Sobre Nossa Senhora do Carmo: " A invocação de Nossa Senhora do Carmo é remota./ A titulação provém de Monte Carmelo onde, segundo o Antigo Testamento, o profeta Elias encontrou os sacerdotes de Baal (III Rs. 18,19-39) e o profeta Eliseu salvou a filha da sunamita (IV Rs.4)./ Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Ordem Carmelita e invocada como advogada das almas do purgatório./ Em Minas Gerais, é padroeira das Ordens Terceiras Carmelitas, fundadas no século XVIII desde quando se difundiram sua devoção e seu culto. Nas representações do Carmo, Nossa Senhora veste o hábito carmelita: túnica marrom e escapulário da mesma cor onde está estampado o escudo da Ordem; capa e véu brancos./ Aparece sentada ou de pé, com o Menino Jesus nos braços, entregando o escapulário a fiéis ou a São Simão Stock, também em hábito carmelita./ O escapulário simboliza as indulgências de que os fiéis e devotos do Carmo seriam merecedores./ Em outras representações a Virgem e o Menino sustentam em suas mãos bentinhos.” (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: cena com enfermo e figuras eclesiásticas, mesa, altar, crucifixo e velas, além Nossa Senhora do Carmo, motivos fitomorfos (moldura)
Características Estilísticas
Objeto de pintura primitiva e anônima (em sua maioria), de influência portuguesa, comumente utilizado na região de Minas Gerais como elemento de gratidão ao mi- lagre alcançado, demonstrando a devoção religiosa dos fiéis a determinado santo (a).
Características técnicas
Objeto confeccionado em tábua de madeira, com cena representando enfermo que solicita as graças de Nossa Senhora do Carmo. Peça subdividida horizontalmente, tendo cena pintada a têmpera na parte superior e texto manuscrito na parte inferior, onde se destaca a data da graça alcançada. Policromia: vermelho, marrom, castanho, branco, cinza, preto.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 29.