Ex-Voto
Anexos
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Miniatura
Número de registro
157
Denominação
Ex-Voto
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Ex-voto confeccionado em tábua de madeira (pinho-de-riga), de formato retangular, com cena pintada a têmpera na parte frontal e em sentido horizontal. Pintura dividida em duas partes. Na parte superior esquerda, piso pintado em tom marrom, tendo cena com enfermo, representado através de figura masculina, de meia-idade, parcialmente deitado sobre leito de cabeceira em tom marrom, semi-calvo, com testa curta, sobrancelhas e olhos pintados em tom castanho, olhar de indignação, tendo a parte superior do corpo apoiada sobre travesseiro branco. Traja camisa branca de mangas compridas, aberta, deixando parte do peito à mostra. Apresenta cortes com representação de sangue em tinta vermelha sobre seu lado esquerdo do peito (na altura do coração). Tem seu braço direito estendido sobre lençol branco e coberta vermelha. Ao seu lado, padre, representado através de figura masculina, idosa, de cabelos curtos brancos, posicionada de pé, com a cabeça voltada para baixo e para a esquerda, tendo olhar direcionado para o enfermo. Traja blusa branca e batina marrom, de mangas compridas. Apresenta seu braço esquerdo apoiado sobre o peito do enfermo. À direita, figura masculina, jovem, com peruca grisalha, com o corpo e a cabeça ligeiramente voltados para esquerda e pele em tom róseo, observa o padre. Se apresenta em trajes civis, com camisa de gola branca e casaca em tom azul claro e botões brancos, tendo sua mão esquerda dentro do bolso da casaca e sua mão direita nas costas do padre. À esquerda da cena, mucama, representada através de figura feminina, jovem, de pé, com corpo e cabeça voltados à direita, na direção do enfermo. Traja touca e blusa brancas, além de saia longa em tom azul claro. Tem suas mãos juntas na altura do peito, em posição de oração. Na extremidade direita da cena, representação de Nossa Senhora do Carmo feita através de figura feminina, jovem, de pé, com corpo e cabeça ligeiramente voltados à esquerda, e cabelos semi-longos, em tom castanho claro. Traja hábito carmelita, em tom marrom, de mangas compridas, sob manto longo branco. Com seu braço esquerdo segura o Menino Jesus, representado através de figura de criança, desnuda, com braços flexionados e dispostos lateralmente, segurando, com sua mão esquerda, escapulário marrom. Nossa Senhora segura, com sua mão direita, escapulário marrom, e encontra-se apoiada sobre nuvem branca e cinza. Fundo em tom branco. Parte inferior do objeto pintada de branco, contendo o seguinte texto manuscrito como legenda, disposto em três linhas horizontais e em tinta vermelha: “Mce. q fez N. Srª do Carmo a Joze Alves de Cardº q indo de nouté pella ponte de Rozº desta V. lhe derão/ hua facada pelo peito deq. Esteve amorte asistido de dois cirurgiois e apegandoce com Mta. Fé/ com a Virgem Srª do Carmo teve Saude prefª anno de 1765.”. Objeto emoldurado por caixilho retangular escalonado, confeccionado em madeira pintada em marmorizado nos tons azul claro, azul escuro e branco (amarelado). Verso do objeto em madeira lisa, contendo dois tarugos cilíndricos de madeira, dispostos nas extremidades da parte inferior da tábua.
Altura (cm)
19,5
Largura (cm)
36,5
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
(vide descrição)
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre ex-voto: " Testemunho pelo meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, tornando público o fato e divulgando a força mística ou mágica do autor do milagre (...). A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular; ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e “quadros”. No século XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa (...) Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e o do agente sobernatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparecem na parede sobre a cama do doente).” (1) Sobre Nossa Senhora do Carmo: " A invocação de Nossa Senhora do Carmo é remota./ A titulação provém de Monte Carmelo onde, segundo o Antigo Testamento, o profeta Elias encontrou os sacerdotes de Baal (III Rs. 18,19-39) e o profeta Eliseu salvou a filha da sunamita (IV Rs.4)./ Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Ordem Carmelita e invocada como advogada das almas do purgatório./ Em Minas Gerais, é padroeira das Ordens Terceiras Carmelitas, fundadas no século XVIII desde quando se difundiram sua devoção e seu culto. Nas representações do Carmo, Nossa Senhora veste o hábito carmelita: túnica marrom e escapulário da mesma cor onde está estampado o escudo da Ordem; capa e véu brancos./ Aparece sentada ou de pé, com o Menino Jesus nos braços, entregando o escapulário a fiéis ou a São Simão Stock, também em hábito carmelita./ O escapulário simboliza as indulgências de que os fiéis e devotos do Carmo seriam merecedores./ Em outras representações a Virgem e o Menino sustentam em suas mãos bentinhos.” (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: cena com enfermo sobre leito, cercado por 3 figuras humanas, além Nossa Senhora do Carmo sobre nuvem.
Características Estilísticas
Objeto de pintura primitiva e anônima (em sua maioria), de influência portuguesa, comumente utilizado na região de Minas Gerais como elemento de gratidão ao milagre alcança- do, demonstrando a devoção religiosa dos fiéis a determinado santo (a).
Características técnicas
Objeto confeccionado em tábua de madeira, com cena representando enferma que solicita as graças de Nossa Senhora do Carmo. Peça subdividida horizontalmente, tendo cena pintada a têmpera na parte superior e texto manuscrito na parte inferior, onde se destaca a data da graça alcançada. Policromia: vermelho, marrom, castanho, branco, róseo e cinza.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 29.