Ex-Voto
Anexos
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Miniatura
Número de registro
161
Denominação
Ex-Voto
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Ex-voto confeccionado em tábua de madeira, de formato retangular, com cena pintada a têmpera na parte frontal e em sentido horizontal. Pintura dividida em duas partes. Na parte superior, sob fundo azul claro, cena contendo três figuras femininas. Em primeiro plano, ao centro, duas figuras femininas, uma delas enferma, sentadas sobre leito vermelho, com cabeceira e peseira arrematados por volutas, e uma terceira figura feminina, de pé, posicionada à direita, trajando touca e vestido verdes, além de xale vermelho, tendo nas mãos um pote branco (possivelmente com remédio). Enferma representada sentada sobre o leito, parcialmente coberta por colcha branca com barra rendada, trajando vestido verde claro sobreposto por xale branco, tendo os cabelos presos sob touca cinza e olhar direcionado à figura que se encontra de pé, à direita. Sentada ao seu lado, figura feminina trajando vestido rosa, xale verde e touca branca, apóia seu corpo segurando-a com seu braço direito. À esquerda da cena, mesa forrada por toalha branca com barra ondulada, onde se vê oratório de pousar, com duas folhas de porta, com cimalha e pés entalhados, tendo crucifixo em seu interior. À direita, espécie de mocho, em tinta marrom e branca. Piso em tom cinza. Em segundo plano, à direita, representação de São Francisco Xavier, apoiado sobre nuvem branca e cinza, com fundo em círculo branco, feita através de figura masculina, em ¾ , de meia-idade, com olhar voltado à esquerda, cabelos e barba em tom castanho, trajando túnica marrom, de mangas compridas, sob alva e manto brancos, além de estola vermelha. Apresenta suas mãos cruzadas na frente do peito, segurando cruz latina. À esquerda, representação de Santo Elias, apoiado sobre nuvem branca e cinza, com fundo em círculo branco, feita através de figura masculina, em ¾ , idoso, com cabeça e olhar voltados para direita, semi-calvo, com barba, trajando túnica preta sobreposta por manto branco. Com sua mão direita, segura espada flamejante (com chamas vermelhas) e, com sua mão esquerda, uma pequena igreja. Parte superior da cena separada da parte inferior através de linha horizontal em tom verde claro. Parte inferior do objeto pintada de branco (acinzentado), contendo texto manuscrito como legenda, disposto em quatro linhas horizontais e em tinta preta: “Merce q fez Stº Elias, e S Francº Chavier a Messias Maria/ Pantaliana q se achando d...riada e sua vó Florianna apegou/ -se Com os dtos Stos a dª neta ficou ba e pª memoria mandou fa/ zer o prezente, anno de 1850”. Objeto com moldura pintada em marmorizado nos tons marrom e preto. Verso do objeto em madeira lisa, contendo dois tarugos cilíndricos de madeira, dispostos nas extremidades da parte inferior da tábua.
Altura (cm)
20,9
Largura (cm)
28
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
Na parte inferior, texto manuscrito em tinta preta: “Merce q fez Stº Elias, e S Francº Chavier a Messias Maria/ Pantaliana q se achando d...riada e sua vó Florianna apegou/ -se Com os dtos Stos a dª neta ficou ba e pª memoria mandou fa/ zer o prezente, anno de 1850”.
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre ex-voto: " Testemunho pelo meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, tornando público o fato e divulgando a força mística ou mágica do autor do milagre (...). A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular; ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e “quadros”. No século XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa (...) Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e o do agente sobernatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparecem na parede sobre a cama do doente).” (1) Sobre São Francisco Xavier (1506-1552): " Nascido no castelo de Xavier, em Navarra, foi um dos fundadores da Companhia de Jesus, missionário na colônia portuguesa de Goa, na Índia, e apóstolo pioneiro no Japão. É conhecido como Apóstolo das Índias Orientais e foi declarado padroeiro das missões, juntamente com Santa Tereza de Lisieux./ Sua festa é celebrada a 17 de junho ou 3 de dezembro./ Geralmente é representado em atitude contemplativa, tendo o peito descoberto, onde se vê um coração em chamas. Noutras representações, em que aparece como pregador, usa sobrepeliz e estola. Menos frequente é sua representação como peregrino. Tem, como atributos, um crucifixo, um coração alado e em chamas, sobre o qual pode também trazer um cruz. (2) Sobre Santo Elias: " Elias foi profeta que viveu no tempo de Acab, rei de Israel (873-854 a.C.), de Ocozias, quando se praticavam heresias contra Javé e proliferavam os cultos pagãos./ Veio defender a religião revelada, tendo recebido o dom de realizar milagres. Ressuscitou mortos e fez descer fogo do céu para consumir as vítimas em holocausto./ Foi alimentado por um corvo, uma viúva e um anjo (III Rs. 17-6, 15)./ Foi arrebatado aos céus por um turbilhão de vento (IV Rs. 2,11) ou num carro de fogo. Esteve presente na transfiguração de Cristo (Mt. 17,3)./ Sua festa é celebrada a 20 de julho./ É representado de hábito carmelita e tem, como atributos, uma espada em chamas numa das mãos e, na outra, uma igreja. (3)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: cena com representação de enferma sobre leito, cercada por duas figuras femininas, além de Santo Elias e São Francisco Xavier.
Características Estilísticas
Objeto de pintura primitiva e anônima (em sua maioria), de influência portuguesa, comumente utilizado na região de Minas Gerais como elemento de gratidão ao mila- gre alcançado, demonstrando a devoção religiosa dos fiéis a determinado santo (a).
Características técnicas
Objeto confeccionado em tábua de madeira, com cena representando enferma sobre leito e a solicitação das graças de Santo Elias e São Francisco Xavier. Peça subdividida horizontalmente, tendo cena pintada a têmpera na parte superior e texto manuscrito na parte inferior, onde se destaca a data da graça alcançada.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã., Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 95.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 69.