Mesa de encostar
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
194
Denominação
Mesa de encostar
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Mesa de encostar confeccionada em madeira clara e escura, com uma gaveta retangular central contendo um puxador circular em madeira mais escura (jacarandá). Peça com tampo em madeira lisa, ligeiramente saliente, tendo a frente abaulada, as extremidades (da parte frontal) recortadas em semi-círculo e a parte posterior reta. Tampo composto por tábua inteiriça de madeira contornada por friso em meia-cana. Apresenta estrutura em caixa, com a saia recortada em curvas e contracurvas. Objeto apoiado sobre quatro pernas em curva, com joelheiras proeminentes e pés em sapata.
Altura (cm)
75,9
Largura (cm)
56,5
Comprimento (cm)
92
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre mesa: "Peça de mobiliário feita de madeira ou outro material sólido e resistente, e que consta de um tampo horizontal repousando sobre suportes e situado normalmente até 80 cm do chão (...) Mesa de encostar. Mesa cuja caixa tem três faces decoradas e é reta na parte de trás para ser posta de encontro à parede. No mobiliário luso-brasileiro do séc. XVIII, essas mesas, de jacarandá ou vinhático, têm pernas em curva e contracurva com joelheiras trabalhadas, avental recortado, não raro tampo arredondado na frente e dos lados, alargando para trás.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: curvas e contracurvas, puxador circular, friso em meia-cana.
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do final do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, com uma gaveta, saia recortada, pernas abauladas, joelheiras proeminentes e pés em sapata.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 245-246.