Caixa de Esmolas
Anexos
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Miniatura
Número de registro
210
Denominação
Caixa de Esmolas
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Arqueta (também designada caixa de esmolas) confeccionada em madeira, de estrutura retangular, com tampa móvel, apoiada sobre quatro pés. Peça composta por caixa retangular, com tampa em tábua lisa fixada à estrutura através de cinco dobradiças externas, em ferro batido, dispostas três na parte posterior e duas na parte frontal, estas últimas com prolongamento em fechadura longilínea (alavanca) para trancar o móvel. Apresenta, na parte frontal, dois ornatos geometrizados emoldurados por frisos e estrutura quadrangular, tendo, ao centro, espelho de fechadura em formato quadrado, em ferro batido, emoldurada por linha sinuosa e contendo um orifício para encaixe da chave. Nas faces laterais do móvel, o mesmo ornato geométrico da parte frontal, liso e emoldurado por quadrado. Peça sustentada sobre quatro pés recortados. Parte interna oca e lisa, sem compartimentos.
Altura (cm)
43
Largura (cm)
31,6
Comprimento (cm)
65
Técnica
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre arqueta: "Pequena arca feita de madeira natural ou com revestimento de couro.// Caixa de esmolas em igrejas e confrarias." (1) Sobre arca: "Móvel em forma de grande caixa, com tampa geralmente plana e retangular, e que se destina a guardar roupas, alfaias, valores, etc. Foi utilizada desde tempos muito recuados (conhecem-se arcas do antigo Egito), e sua presença é assinalada em diferentes regiões (...) Em Portugal, a arca teve papel primordial como “móvel de guarda”, tal como no resto da Europa. No séc. XVI foi influenciada pela arte moçárabe, decorada com filetes formando inscrustações geométricas, ou com as tradicionais e elaboradas ferragens; estas, mais tarde foram substituídas pelo metal amarelo rendilhado à maneira indo-portuguesa. No séc. XVII detacam-se as arcas entalhadas com tremidos, losangos, etc.; suas dimensões são maiores. A arca adapta-se ao Brasil colonial e segue os modelos portugueses; temos notáveis exemplares deste período, em especial os de jacarandá, com almofadas contornadas por molduras e tremidos, algumas dotadas de gavetões na parte de baixo." (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: motivos geométricos
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, de formato retangular, com tampa fixada por dobradiças, tendo fechadura em metal, apoiada sobre quatro pés.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 32.||MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 27.