Mesa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
213
Denominação
Mesa
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Mesa confeccionada em madeira (jacarandá), com uma gaveta retangular que se estende por toda parte frontal da aba. Peça com tampo em formato retangular, composto por tábua inteiriça, em tom mais claro, saliente, emoldurado por dois frisos em madeira mais escura. Apresenta estrutura em caixa retangular, com as laterais e a parte posterior lisas. Na parte frontal, gavetão com quatro puxadores circulares, ornado por volutas, em relevo, além de estruturas em formato de escudo encimadas por linha ondulada e arrematadas na parte inferior por espirais contrapostas. No centro do gavetão, uma terceira estrutura em escudo, contendo orifício para encaixe da chave (sem o espelho de fechadura). Móvel com saia em travessa ornada por friso, disposta apenas na parte frontal, unida à aba por seis bilros de formato cônico e com ornamentação em disco na parte superior. Peça apoiada sobre quatro pernas retilíneas e espessas, de secção quadrangular, com travejamento feito através de quatro traves ornadas, na parte superior, por recorte em linhas sinuosas e arrematadas por volutas em relevo na parte externa. Traves laterais ligeiramente mais elevadas que as traves frontal e posterior.
Altura (cm)
87,5
Largura (cm)
87,5
Comprimento (cm)
219
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre mesa: " Peça de mobiliário feita de madeira ou outro material sólido e resistente, e que consta de um tampo horizontal repousando sobre suportes e situado normalmente até 80 cm do chão (...) Mesa mineira. Mesa com tampo de madeira leve emoldurado de jacarandá e que se prolonga nas cabeceiras, para além da caixa, com gavetas profundas lisas, almofadadas ou com outras decorações (espinhas de peixe, doce-de-leite, goivados). Os pés são fortes e ora retos (em cavalete), unidos por travessas. Esse tipo de mesa apareceu em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, no séc. XVII, e foi fabricado até o séc.XIX. Em Minas, essa mesa, quando rústica, era conhecida como “Dona Maria pobre”." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: linhas sinuosas, volutas, espirais, escudos
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do século XVIII ou XIX.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, com um gavetão ornado por volutas e escudos, pernas retas e espessas, com travejamento.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 245-246.