Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
281
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de armário retangular vertical, na madeira (parte externa), de base emoldurada. Centro com porta de duas folhas, em recorte curvo na parte superior, com a parte externa lisa, de borda frisada; com molduras rebaixadas, pintadas de azul, nas quinas; internamente possui cada uma, pintura com rosto de anjo com asas azuis, na parte superior, e de compoteira azul com flores vermelhas, na parte inferior. Parte superior arremata por cimalha arqueada e frisada, arrematada por um concheado, com lingüeta central, cuja parte inferior termina sobre a cimalha. Entrada da porta com recorte em curvas, delimitado por “esses” e “cês”, pintados de ocre, branco e azul, com friso reto azul por dentro, e arremate em cimalha interrompida ao alto, onde apresenta um coroamento em três recortes semi-circulares, arrematados por três trifólios, com os cantos rebaixados em molduras. Fundo e laterais com pintura de ramos soltos com flores vermelhas; pintura de entrelaçados em xis azuis na parte inferior do fundo. Laterais externas lisas, só na madeira. Internamente possui uma base, em forma de escócia quadrangular, abaulada, pintada de branco, com pintura amarela fingindo almofadas nas faces, e a borda superior marmorizada de azul.
Altura (cm)
82,5
Largura (cm)
41
Profundidade (cm)
22
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornamentos: rocalha simétrica com lingüeta, esses e cês, volutas, trifólios, frisos e molduras; pintura com compoteiras, flores, ramos e cabeças de anjos.
Características Estilísticas
Oratório de origem certamente mineira, datável de fins do século XVIII ou início do XIX, com decoração de inspiração rococó, como a rocalha simétrica que arremata a peça; pintura de cunho popular, podendo ser de épocas posteriores.
Características técnicas
Peça em madeira entalhada e recortada, composta de várias partes, encaixadas e fixadas por cravos e pregos; rocalha entalhada na parte da cimalha, com encaixe superior, fixado por trás; policromia em azul, marrom, vermelho, verde, braço e ocre; quatro dobradiças em metal fundido e batido prendem as folhas da porta; tramela de madeira na parte inferior da folha esquerda.