Oratório
-
Miniatura
Número de registro
286
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de armário retangular vertical, pintado de azul claro, com a base emoldurada, seguida de gaveta, em almofada rasa, com espelho em metal oval, e cantos em ponta de diamante, que também aparecem nas quinas laterais. Parte central em porta de duas folhas, possuindo cada uma duas almofadas retangulares verticais, de frisos nas bordas, com os montantes em azul.. Internamente, as folhas apresentam pintura de rocalhas, em cores vermelho, azul e ocre, sobre um fundo azul claro; com os montantes em marmorizado azul e branco, com frisos da borda pintados de branco. Porta com fecho de metal ao centro. Parte superior em cimalha larga, escalonada em vários frisos pintados de azul e branco; arremate em frontão de recorte curvo, delimitado por duplo frisos, terminados em volutas ao alto, com o interior pintado de azul e branco; encontra-se ainda encimado por uma cruz latina torneada, a qual falta uma das traves. Laterais do oratório lisas, com pintura em azul esverdeado. Interior com a parte da frente em duas pilastras retas, com base emoldurada; centro em moldura rebaixada com friso dourado e marmorizado interno em azul, arremate em capitéis frisados em vermelho, dourado e marmorizado branco e marrom; segue um arco pleno, emoldurado, com marmorizado interno em azul, contornado por friso dourado; cantos em triangulo delimitado por friso dourado, com botão dourado ao meio entre uma pintura de concheado azul, sobre fundo azul; fecho superior em forma de uma mísula vermelha, com frisos dourados e pintura de flor. Fundo, laterais e forro com pinturas de ramos sinuosos de folhas azuladas e outras maiores em dourado, com flores grandes azuis e vermelhas, algumas com o miolo dourado; outras flores menores, reunidas em buquês, algumas de interior dourado; e ainda botões de flores, com o centro dourado. Fundo em azul claro com confetes brancos. Possui ainda internamente, na parte inferior, dois consoles circulares, de bordas frisadas, com suportes recortados em curvas e contra-curvas, marmorizados de marrom.
Altura (cm)
58,5
Largura (cm)
31
Profundidade (cm)
16
Material
Folha de Ouro | Madeira | Metal | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia | Recorte
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornamentos: rocalhas, flores e botões de flores (rosas, margaridas e outras flores miúdas), ramos sinuosos, confetes, molduras e frisos dourados; mísula, volutas, botões dourados; marmorizados. Iconografia: cruz latina torneada.
Características Estilísticas
Oratório mineiro, em médio porte, de desenho reto e de porte elegante, com pintura interna de execução esmerada, com pinturas flores de tamanhos variados, ramos sinuosos, rocalhas e marmorizado em cores vivas e dourado, bem ao gosto do rococó, de fins do século XVIII ou início do XIX.
Características técnicas
Peça em madeira recortada, em várias partes encaixadas e pregadas; porta de duas folhas, fixadas por par de dobradiças e fecho em ferro batido; espelho em metal batido e cinzelado; policromia em azul, verde, branco, vermelho, ocre, verde e marrom; douramento com folha de ouro; friso externo do frontão com resquícios de pintura em vermelho; cruz torneada, encaixada; consoles em madeira recortada e fixados no interior; molduras inferior da lateral esquerda e da cimalha (lateral direita) refeitas e fixada posteriormente.