Oratório
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
288
Denominação
Oratório
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Oratório em forma de caixa retangular vertical, na madeira (internamente), com a base emoldurada e frisa. Centro com porta de duas folhas, lisas, com as bordas arredondadas, e fechadas ao meio por uma tramela de madeira. As faces internas encontram-se pintadas com elementos simbólicos e figura de santo: na folha da esquerda os símbolos da Paixão (turquesa, martelo, três lanças, chicote de quatro pontas, coroa de espinhos, coluna, cana verde, lança comprida, esponja, escada e três cruzes), que aparecem ao centro de uma paisagem com uma relva, em primeiro plano, montanhas, ao meio, e o céu com horizonte avermelhado na metade superior; na folha oposta, a figura de S. João, jovem, de pé, em posição frontal, com a cabeça voltada para dentro do oratório, para onde direciona o olhar; tem o braço direito flexionado ao alto, e a mão espalmada para frente; braço direito estendido lateralmente, com um livro fechado, de capa vermelha, debaixo dele; pés em ângulo, calçados de sandália de tiras; veste uma túnica verde, cingida a cintura, tendo uma faixa vermelha transpassada na diagonal, terminada em laço inferior; repete-se a paisagem da pintura anterior, tendo ao chão, à direita do santo, um pote cinza. Parte superior do oratório em cimalha estreita, emoldurada, frisada e marmorizada em azul e branco, com arremate em frontão de recortes curvos, pintado em motivos de concheados em vermelho e azul, com “cês”, “esses” e flores. Enquadramento da porta em marmorizado vermelho, em na entrada, duas pilastras retas, com a base e o entablamento emoldurados, em azul e vermelho, o fuste liso, de borda frisada amarela, e a face pintada de branco, com contorno em listas azuis; o coroamento em arco, continuando as pilastras, com triângulos de canto delimitados por friso rebaixado, com pintura de flores no interior; fecho em pintura de concheado. Interior com laterais e fundo em pintura azul claro, com confetes brancos, que deixam espaços ondulados onde se inserem pinturas de buquês de flores vermelhas e azuis, com ramos espinhentos; forro com fundo azul claro e estrelas brancas. Possui fixado ao fundo, centro médio inferior, com dois consoles de recortes curvos, marmorizados de vermelho e branco. Laterais externas lisas.
Altura (cm)
87
Largura (cm)
41
Profundidade (cm)
28,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: símbolos da Paixão de Cristo, também conhecidos por “Armas Christi” - turquesa, martelo, três lanças, chicote de quatro pontas, coroa de espinhos, coluna, cana verde, lança comprida, esponja, escada e três cruzes; a figura do Evangelista S. João, de feição jovial, vestido com a tradicional túnica verde, com faixa vermelha, trazendo como atributo principal o livro; o pote colocado ao chão, pode fazer referência a Maria Madalena, que no cenário da crucificação é colocada, junto com S. João, próxima ao pé da cruz. Ornamentos: pintura com concheados, rocalhas, flores (rosas com ramos espinhentos, e margaridas), estrelas, confetes, “cês”, “esses” e marmorizados e frisos; molduras.
Características Estilísticas
Oratório mineiro, datável da segunda metade do século XVIII, de execução simples, em desenho reto, com recorte curvo apenas no frontão que o arremata, mas apresentando deliciosa pintura de gosto rococó, com elementos simbólicos, figura humana, concheados e flores, de execução graciosa e delicada, em colorido vivo, típico do período.
Características técnicas
Oratório em madeira clara recortada, em várias partes encaixadas e fixadas por cravos; policromia (têmpora) azul, vermelho, branco, bege, verde, cinza, preto e rosa; ferragem em ferro fundido e batido, composta por quatro dobradiças que prendem as folhas da porta, um fecho interno inferior, na folha da esquerda; consoles pregados.