Pintura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
301
Denominação
Pintura Religiosa
Título
Casamento Místico de Santa Catarina
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Pintura a óleo sobre tela, representando o casamento místico de Santa Catarina. Tela e moldura de formato retangular horizontal. Em primeiro plano, à direita, figura feminina representando Santa Catarina, em ¾, com o corpo voltado à esquerda, parcialmente de perfil, de cabelos semi-longos aloirados e cacheados, partidos ao meio e encimados por coroa em tom amarelo e marrom, ornada por pedras preciosas intercaladas por duas pérolas, tendo sete pontas aparentes (três delas em folhagem estilizada). Apresenta rosto oval, tez branca, testa larga, com rosto inclinado e o olhar voltados para baixo, tendo olhos semi-cerrados, em tom castanho escuro, nariz aquilino, maçãs do rosto rosadas e boca pequena cerrada, com lábios em tom vermelho claro. Traja túnica sobreposta por dalmática marrom clara, cintada e ornada na gola arredondada por pedrarias, além de manto amplo em tom amarelo. Sobre seu ombro esquerdo, quatro broches dourados ornados por pedras preciosas coloridas ao centro, em formato de losango, cada um cercado por quatro pérolas. Tem seus braços flexionados, estando o seu braço esquerdo ligeiramente voltado para baixo, com punho da camisa branca aparente, segurando cetro em tom amarelo, e tendo o seu braço direito com a mão estendida à frente, ornada por anel dourado com pedra preciosa vermelha em seu de anular. À esquerda da pintura, figura feminina, sentada sobre cadeira, com corpo voltado à direita e rosto de perfil, com o olhar direcionado à Santa. Apresenta tez clara, cabelos cobertos por véu curto nos tons marrom e cinza, tendo a cabeça ligeiramente voltada para baixo, sobrancelha fina, olho em tom claro, nariz aquilino, maçãs do rosto rosadas e boca vermelha. Tem seu braço direito flexionado e apoiado sobre o braço da cadeira, segurando entre os dedos pano branco que envolve o corpo da criança desnuda apoiada sobre suas pernas. Ao centro, criança com corpo voltado à direita, rosto redondo, cabelos cacheados, em tom castanho claro, testa larga, tendo sua orelha direita aparente, olhos semi-cerrados em tom castanho escuro, nariz arrebitado com a extremidade em tom avermelhado, bochechas proeminentes e boca pequena cerrada. Apresenta corpo roliço, voltado à direita, tez branca, tendo seus braços estendidos e apoiados sobre a mão de Santa Catarina. Com sua mão direita segura o anel da santa. Apresenta pano branco envolto entre as coxas e sobre sua perna direita. Em segundo plano, fundo em tons marrom e bege escuros. Moldura em madeira dourada, com ornatos em volutas e motivos fitomorfos, com vestígios de tinta vermelha e friso externo em perolado. Na parte superior, números em tinta preta pouco legíveis “...6”.
Altura (cm)
92,4
Largura (cm)
119,4
Material
Técnica
Douramento | Entalhe | Pintura
Local de produção
Data de produção
Temas
Escola Italiana | Pintura | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Santa Catarina de Alexandria: " Virgem e mártir, nascida em Alexandria, no Egito, no século IV, seu nome deriva do grego Katharos, que significa puro./ Conta-se que Catarina, desde jovem, se dedicava aos estudos de Teologia e outras ciências. Sendo cristã, foi submetida a inúmeros suplícios. A todos persistiu na defesa da castidade e da Fé, à qual a muitos converteu, aumentando, assim, a perseguição do imperador Maximino. Ele ordenou, então, que Catarina fosse colocada sobre uma roda com lâminas cortantes e ferros pontiagudos, os quais, ante o sinal da cruz feito pela virgem, partiram-se. Finalmente, ordenou que ela fosse decapitada./ É invocada padroeira dos oradores./ Sua festa é celebrada a 25 de novembro./ Nas representações, Santa Catarina é uma jovem vestida de túnica, dalmática e manto; geralmente coroada. Traz como atributos o anel virginal, uma roda denteada, uma espada, um livro, a palma do martírio e, a seus pés, a cabeça do imperador.” (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: coroa, cetro, motivos fitomorfos, perolado.
Características Estilísticas
Pintura da Escola Italiana
Características técnicas
Pintura a óleo sobre tela, representando o casamento místico de Santa Catarina. Policromia: castanho claro, rosa, vermelho, verde, marrom, preto, branco, amarelo e cinza
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 103. Informações contidas na etiqueta da exposição: “ O casamento místico de Santa Catarina simboliza a união de Crsito com a sua igreja, seu povo. Nascida em Alexandria no século IV a.C., Catarina se converteu ao Cristianismo e, por converter muitos à nova religião, padeceu martirizada a mando do Imperador.”