Santo
Anexos
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Miniatura
Número de registro
313
Denominação
Santo
Título
[Anjo Adorador ou São Miguel Arcanjo?]
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa, de médio porte, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, pintada e dourada, representando Anjo Adorador ou São Miguel Arcanjo. Figura masculina, jovem, ajoelhada, em posição frontal, com cabelos semi-longos, ondulados e estriados, tendo mechas direcionadas para trás, em tom castanho escuro, encimados por capacete em tom vermelho, com ornato em cruz (de ponta a ponta da superfície do mesmo), em tom amarelo. Na parte posterior do capacete destaca-se orifício (possivelmente para encaixe de elmo – este inexistente). Apresenta testa larga, carnação em tom esbranquiçado e róseo, sobrancelhas em tom castanho escuro, olhos pretos separados, esbugalhados e contornados por traço no mesmo tom, tendo olhar entristecido, nariz grande e afilado, maçãs do rosto rosadas, boca grande cerrada com lábios em tom vermelho, orelhas parcialmente aparentes e pescoço grosso. Traja indumentária militar, de guerreiro, composta por túnica curta (acima dos joelhos), em tom vermelho, com pregas bem marcadas, ornada por duas barras em tom amarelo (pintadas sobre dourado), com panejamento pouco movimentado. Túnica com mangas ¾, com punhos abaulados e gola arredondada, sobreposta por armadura dourada ornada por motivos florais (pastilho) e cinturão dourado com ornamentação em motivos geométricos seriados. Tem seus braços flexionados, estando o seu braço direito voltado à frente com a mão grande, de unhas delineadas e polegar grosso, e sua mão esquerda espalmada e posicionada ao centro do peito. Apresenta pernas grossas e pés descalços, estes voltados para trás em posição vertical. Membros superiores e inferiores em tamanho desproporcional ao restante do corpo. Na parte superior das costas, apresenta dois orifícios (possivelmente para encaixe das asas – estas inexistentes).
Altura (cm)
53
Largura (cm)
35
Comprimento (cm)
22
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Mestre Piranga | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre Mestre Piranga: " Mestre de Piranga (segunda metade do século XVIII)/ (...) A antiga Guarapiranga foi uma das primeiras povoações de Minas Gerais, com a paróquia instituída em 1724, juntamente com outras importantes freguesias da capitania, como Ouro Preto, Mariana, Sabará e São João del Rei. A igreja matriz foi, infelizmente, demolida e substituída por construção moderna, de gosto duvidoso, pouco restando de seu acervo. Ficaram, entretanto, na atual Piranga, as Capelas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Boa Morte. Há ainda na região a excepcional Capela de Bom Jesus de Matosinhos, d Bacalhau, no atual distrito de Santo Antônio de Pirapetinga, onde ainda se pode encontrar algumas imagens com características do “Mestre de Piranga”, que acreditamos tratar-se de uma oficina da qual vários artesãos faziam parte./ Há peças mais eruditas, com ricos estofamentos e douramente com as técnicas de pastilhos e punção, mas a grande maioria é formada por peças tendendo para o gosto popular (Figs. 171 e 172). Algumas são toscas na execução e de tamanho diminuto, feitas para figurar nos oratórios e nichos domésticos, e chamadas pelos colecionadores de “piranguinhas”. As características gerais dessas imagens são certo ar ingênuo, feições às vezes negróides, olhos grandes e esbugalhados, com pálpebras salientes e certa tristeza no olhar (Fig. 173). Algumas peças têm olhos desnivelados, o nariz tem as narinas abertas, mas a linha central é reta. Os tipos têm certa desproporção anatômica, o panejamento cai em pregas duras, com curiosas dobras antinaturais e às vezes em linhas retas nas costas. Ocasionalmente formam-se dois círculos concêntricos sobre os joelhos. A cabeleira cai lateralmente em mechas onduladas quase paralelas, e nas costas em mechas regulares, às vezes entrelaçadas./ As figuras apresentam, via de regra, um corpo magro com cintura bem marcada, ombros largos e mãos pouco detalhadas. As bases em nuvens apresentam um emaranhado de linhas sinuosas, bastante diferente das bases de outras peças da época, e as de pedregulho, com de Nossa Senhora das Dores, são executadas em cortes miúdos e executados com goivas, e com as arestas vivas. (...) A policromia varia muito de peça para peça, sendo algumas muito elaboradas; outras bastante simples./ Algumas imagens desse escultor são excepcionais, como a bela Nossa Senhora das Dores, com o coração exposto sobre o peito (Fig. 174), pertencente ao acervo do Museu Regional de São João del Rei, da qual conhecemos três versões, sendo uma de cerca de 10 cm.” (1) Sobre São Miguel Arcanjo: " Príncipe celeste e defensor do bem, no Apocalipse (12,7), Miguel e seus anjos lutam e vencem o dragão. Em Daniel (10-13,21), Miguel é o anjo justiceiro que é também citado por Judas (1,9)./ Sua festa é celebrada a 29 de setembro./ É representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, vestindo armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Seus atributos são uma lança, uma espada, o estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo ou aquele como Deus. O demônio a seus pés e uma balança, simbolizando a justiça divina." (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: capacete, armadura, motivos florais, motivos geométricos
Características Estilísticas
Peça com características da oficina do Mestre Piranga, em Minas Gerais, datável do século XVIII.
Características técnicas
Escultura confeccionada em madeira entalhada, pintada e dourada. Policromia: vermelho, amarelo, rosa, preto.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
COELHO, Beatriz (org.). Devoção e Arte – Imaginária Religiosa em Minas Gerais. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005. Pág. 144.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 19.