Nossa Senhora
-
Miniatura
Número de registro
451
Denominação
Nossa Senhora
Título
Nossa Senhora
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura religiosa confeccionada em pedra, policromada e dourada, representando Nossa Senhora. Figura feminina, jovem, de pé, em posição frontal, de rosto sereno, com cabeça coberta por véu curto esvoaçante, olhos escuros e traços delicados. Traja túnica de mangas compridas, sobreposta por manto longo, de panejamento movimentado. Imagem apoiada sobre base composta por talha em aparentes camadas (4). Logo abaixo da base, afunilamento sobre peanha de onde sobressaem ramalhetes de flores (quinze botões). Peanha com bojo em formato de vaso ornado por motivos florais e ladeado por nuvens estilizadas e sinuosas, dispostas uma de cada lado. Parte inferior da peanha composta por duas séries contrapostas de gomos estrangulados por friso em meia-cana, e arrematada por estruturas circulares escalonadas. Descrição da peça feita a partir de fotografia do arquivo do DPHAN (sob nº 77891), em 08/02/2007. A peanha, que não foi roubada na época, encontra-se em Reserva Técnica. Descrição da peanha: Base ovalada com vestígios de pintura em tom verde e dourado. Parte frontal do bojo ornada por flor vermelha e dourada, com ramagens verdes, ladeada por dois botões de flores em madeira, tendo, na parte superior, pequena nuvem estilizada em pedra. Laterais da parte central da peanha decorada com duas nuvens esculpidas em pedra, estando a nuvem do lado direito decorada com rosto de querubim. Ramalhetes de flores com estrutura em metal (ferro) e com flores em pedra. Destaca-se, ao centro, eixo composto por haste de madeira, onde se insere grande flor de pedra esculpida em camadas e com vestígios de tinta azul escura.
Altura (cm)
50
Diâmetro (cm)
16
Material
Folha de Ouro | Metal | Pedra | Tinta
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Barroco | Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XVIII
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: nuvens, querubim, motivos florais, gomos.
Características Estilísticas
Objeto de manufatura erudita, com características do estilo barroco desenvolvido no século XVIII na região de Minas Gerais.
Características técnicas
Peça esculpida em pedra, policromada e dourada, representando Nossa Senhora, com peanha ladeada por nuvens e motivos florais. Base circular. Destacam-se longos ramalhetes de flores elevados na ornamentação. Policromia: verde, vermelho.