Peanha
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
484
Denominação
Peanha
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Peanha de base oval, em friso de torcido central, com pintura escura e douramento; coluna curta em gomos, com friso central, também dourada; centro em bojo periforme, com a metade inferior em ondulamento dourado, e a parte superior, em três flores douradas com folhas verdes, de um lado, e dois acantos dourados, com partes verdes, de outro. Lateralmente, possui duas abas em forma de tufos de nuvens, uma delas tendo por arremate inferior uma cabeça de anjo; outro pequeno tufo de nuvem aparece sobre a superfície do bojo; da boca do bojo sobe um pino despontado, onde se encaixa uma grande flor com o miolo pintado de verde; da base deste pino sobem sete galhos de arame retorcidos, três deles arrematados por flores menores.
Altura (cm)
36
Largura (cm)
24,5
Profundidade (cm)
14
Material
Arame | Folha de Ouro | Madeira | Pedra | Tinta
Técnica
Douramento | Entalhe | Fundição | Policromia
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornamentos: gomos, frisos, ondulados, flores (rosas), ramos.
Características Estilísticas
Curiosa peça, que servia de peanha a uma Nossa Senhora, também em pedra sabão (roubada); trata-se de um trabalho elaborado, em madeira, pedra e metal, com decoração em gomos, flores e frisos dourados. Peça datável do século XIX, de provável origem mineira.
Características técnicas
Peça em madeira, pedra sabão e arame de ferro: em várias partes: Base, bojo e pino superior em madeira entalhada e policromada em preto, verde e vermelho; tufos de nuvens, anjo e flores em pedra-sabão entalhada, com pilcromia em verde e azul; galhos em arame de ferro retorcidos, soldados e fixados na base do pino..