Armário
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
196
Denominação
Armário
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Armário confeccionado em madeira, de grandes dimensões e estrutura retangular, contendo duas portas, apoiado sobre quatro pés. Objeto de estrutura em caixa, com cimalha reta, emoldurado na parte frontal por frisos, contendo duas portas fixadas ao móvel através de quatro dobradiças (duas de cada lado). Cada porta do móvel encontra-se ornada, ao centro, por um retângulo verticalizado e almofadado. Porta esquerda com tramela interna em madeira. Laterais do móvel subdivididas em dois retângulos verticalizados, emoldurados por frisos. Apresenta saia na parte frontal inferior, recortada em curvas e contracurvas. Parte interna do móvel composta por quatro prateleiras. Peça apoiada sobre quatro pés, dispostos dois de cada lado, com a parte central recortada em colchete. Parte posterior do objeto formada por quatro tábuas. Não apresenta espelho de fechadura.
Altura (cm)
215
Largura (cm)
143
Profundidade (cm)
73,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre armário: " Móvel de grande ou pequeno porte, com uma ou mais portas, e que se destina a guardar roupas, alimentos e objetos diversos (...). Os modelos portugueses feitos no Brasil em jacarandá ou vinhático têm em geral dois corpos da mesma largura ou portas com dois batentes, e alguns têm divisões e nichos. Os entablamentos são simples, e a base, com grossa moldura, se apóia em pés de garra ou em bolas; às vezes têm gavetas na parte inferior (...) Outros, sobretudo em Minas, têm moldura e almofadas pintadas em cores, ou decoração de motivos florais, ingênuos e campestres. Embora não tenha sido muito comum na época colonial, o armário, já no séc. XVIII era encontrado em fazendas, engenhos e casas senhoriais; pintado ou entalhado, sua feitura era, em geral, rústica." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: curvas, contracurvas, estruturas retangulares; colchete
Características Estilísticas
Peça com características desenvolvidas na região de Minas Gerais, datável do século XIX.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira, composto por duas portas, com quatro prateleiras e apoiado sobre pés recortados.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 30-31.