Balaustrada
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
085
Denominação
Balaustrada
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Balaustrada composta por duas traves horizontais unidas por vinte e oito balaústres confeccionados em madeira recortada e policromada. Peça dividida em quatro partes, tendo a superfície e a parte inferior pintadas em tom vermelho escuro. Extremidades da balaustrada composta por duas estruturas retangulares ornadas (cada uma delas) por nove balaústres recortados, vazados e pintados em tom azul claro. Na parte central do objeto, outras duas estruturas retangulares menores, contendo cinco balaústres (cada uma), que seguem a mesma padronagem decorativa. As quatro estruturas retangulares são ladeadas por dois frisos verticais contendo dois losangos em relevo.
Altura (cm)
84
Largura (cm)
69
Comprimento (cm)
504
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Construção Civil | Minas Gerais | Século XIX | Século XVIII
Dados históricos
Sobre balaustrada: "Em arquitetura, série de elementos verticais (balaústres, grades, etc. ou anteparos bidimensionais de materiais diversos) presos na parte superior a um parapeito ou a um corrimão de madeira, de ferro, de alvenaria; sua finalidade é servir de apoio e de guarda em sacadas, patamares, escadas, terraços, pontes, etc." (1)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: balaústres vazados; losangos.
Características Estilísticas
Estilo colonial mineiro
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada, de estrutura horizontal composta por duas traves unidas por 28 balaústres vazados e pintados de azul claro.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 45.