Brasão
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
128
Denominação
Brasão
Título
Armas do Império do Brasil
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Brasão do Império do Brasil, de grandes dimensões, confeccionado em pedra-sabão, na técnica da cantaria. Medalhão com as Armas do Império do Brasil em relevo, contendo escudo ornado, na parte central, por esfera armilar atravessada por faixa na diagonal e circundada por dezenove estrelas de cinco pontas. Escudo ladeado por ramos de café e de fumo, volutas e motivos fitomorfos estilizados nas extremidades. Parte superior do objeto apresentando orifício circundado por folhagem estilizada.
Altura (cm)
122
Largura (cm)
122
Espessura (cm)
16,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Dados históricos
(Inserir dados sobre a arquitetura e história da Escola de Farmácia de Ouro Preto)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: esfera armilar, ramos de fumo e de café, estrelas, volutas Sobre cantaria: "[De “canto”, o mesmo que “pedra grande”.]. Pedra aparelhada, ou seja, com as faces alisadas para serem assentadas em diferentes construções. A cantaria sob forma de paralelepípedo é empregada em muros e paredes e também na pavimentação. Os canteiros habilitados trabalham a pedra sob outras formas para aduelas, vergas, ombreiras, soleiras, mísulas, cachorros, colunas, frontões, etc. Placas de cantaria de pouca espessura podem revestir paredes de alvenaria e neste caso dá-se a designação de falsa cantaria. No Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, a tradição dos canteiros do norte de Portugal se manifesta em belas molduras de portas e janelas em detalhes de muros e fachadas, em colunas, em escadarias, em antigos chafarizes.” (1)
Características técnicas
Objeto esculpido em pedra-sabão, na técnica da cantaria, com representação em relevo das Armas do Império do Brasil.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 77.