Cadeira
-
Miniatura
Número de registro
197
Denominação
Cadeira
Título
Cadeira de Bacalhau
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Cadeira confeccionada em madeira escura (jacarandá), comumente conhecida no como “cadeira de bacalhau”. Peça de linhas singelas, apresentando encosto de formato trapezoidal, composto por balaústre na parte central (vazado) e ladeado por quatro hastes verticais recortadas em curvas e contracurvas, arrematadas por volutas, estando duas delas dispostas mais atrás (para reforço do encosto). Parte superior do encosto em haste horizontal, com recorte vazado na parte central, arrematada por recortes ondulados. Assento de formato ovalado, com prolongamento na parte posterior arrematado por estrutura em leve curvatura. Peça apoiada sobre quatro pernas, sendo as dianteiras compostas por joelheiras abauladas e pés levemente arredondados. Pernas traseiras compostas por hastes torneadas, ornadas por três frisos, sendo ligeiramente inclinadas para trás. Pernas fixadas ao assento através de quatro tarugos cilíndricos de madeira lisa. Apresenta travejamento em “H” com hastes torneadas.
Altura (cm)
80,9
Largura (cm)
45,5
Profundidade (cm)
48
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Conjunto com n°
198
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: frisos, hastes torneadas, volutas, recorte em curvas e contracurvas. Sobre cadeira de bacalhau: "Cadeira singela cujo encosto, com recortes simples, tem forma aproximadamente trapezoidal.” (1)
Características Estilísticas
Peça de manufatura singela, comumente conhecida no Brasil como “cadeira de bacalhau”, apresentando influência de mobiliário in- glês do século XVII. Peça datável do século XVIII.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira (jacarandá), de assento ovalado, encosto trapezoidal e pernas ligeiramente abertas, com travejamento em “H”.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 72.