Cadeira
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
277
Denominação
Cadeira
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Cadeira confeccionada em madeira (jacarandá), de linhas singelas, em estilo eclético, com influência do estilo Biedermeier. Móvel sem braços, com encosto dividido em duas partes. Apresenta espaldar em leve curvatura, composto por duas hastes horizontais recortadas em curvas e contracurvas. Haste superior do encosto com extremidades abauladas. Assento em palhinha, de formato trapezoidal. Peça apoiada sobre quatro pernas, sendo as dianteiras em curva, com joelheiras proeminentes, e as posteriores voltadas ligeiramente para trás. Pés retos. Não apresenta travejamento.
Altura (cm)
89,5
Largura (cm)
47,2
Profundidade (cm)
44,2
Técnica
Local de produção
Data de produção
Conjunto com n°
278
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: curvas e contracurvas.
Características Estilísticas
Peça datável do século XIX, em estilo eclético desenvolvido na região de Minas Gerais, com influência do estilo Biedermeier.
Características técnicas
Objeto confeccionado em madeira (jacarandá), de assento trapezoidal, encosto composto por duas hastes horizontais recortadas em curvas, tendo pernas com joelheiras proeminentes.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 71: (...) No correr do séc. XIX, vários modelos ecléticos de origem européia adaptam-se ao Brasil (império, Restauration, Biedermeier, Luis Filipe e outros). A madeira lisa, encerada, é substituída pela envernizada em conjuntos de visitas formais, com sofás recortados, cadeiras de braço e outra singelas.”
