Escultura Permanente
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
051
Denominação
Escultura Permanente
Título
Nossa Senhora da Piedade
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Grupo escultórico composto por uma figura feminina, de meia-idade, assentada, em posição frontal, de cabeça inclinada á direita, de olhar direcionado ao alto, cabelos cobertos pelo manto; tem os braços abaixados, e as mãos sustentando o braço e a cabeça de uma figura masculina, deitada sobre sua coxa esquerda; tem pernas dobradas e as pontas dos pés, calçados em sapatos pretos, aparentes. Vestida de túnica, véu enrolado sobre o peito e manto que lhe cobre totalmente a cabeça. A figura masculina está deitada, apoiada sobre a coxa esquerda da mulher, cabeça tombada para trás, sustentada pela mão direita da mulher, de olhos fechados, cabelos compridos marrons, bigode e barba também marrons; braço direito na horizontal, seguro pela mão esquerda da mulher; braço esquerdo caído lateralmente; pernas levemente dobradas para trás, sem o pé direito, e o pé esquerdo com a chaga; veste um perizônio curto com laço ondulado pela esquerda. As duas figuras encontram-se sobre um monte com reentrâncias angulosas, marmorizado de verde, com manchas douradas.
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Representação tradicional da figura de Nossa Senhora da Piedade, carregando ao colo o corpo do Cristo Morto, recém-descido da cruz.
Características Estilísticas
Peça de pequenas dimensões, de origem mineira, datável de fins do século XVIII, de tratamento razoável, com certa delicadeza na execução dos rostos, mãos e panejamento; no entanto, a figura de Cristo tem o corpo desproporcionalmente menor em relação á figura de Nossa Senhora.
Características técnicas
Peça esculpida em um só bloco de pedra talco (talcita), policromada em marrom, verde, amarelo; com douramento.