Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
020
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Crucificado
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Representação do Senhor Morto na cruz, pregado por três cravos metálicos, em posição frontal, com a cabeça levemente tombada a esquerda, de cabelos longos, em estrias onduladas, com duas pontas caídas sobre os ombros, e uma mecha ressaltada sobre o alto; com coroa de espinhos, em dois ramos entrelaçados; olhos fechados; bigode fino, barba em volutas, bipartida abaixo do queixo. Braços estendidos em "Y", com as mãos abertas; toráx com costelas em ogiva e mamilos demarcados, com pequena chaga do lado direito; ventre retraído; pernas dobradas, com o pé direito sobre o esquerdo. Vestido com perizônio curto, dobrado ao centro, com as bordas serrilhadas, e seguro por duplo cordão com nó à esquerda. Cruz em traves retangulares, lisas, de borda bisotada, em madeira escura.
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Representação tradicional do Senhor morto na Cruz, com coroa de espinhos, pregado por três cravos, com os braços estendidos em “Y”, as dobradas, com pé direito sobreposto ao esquerdo.
Características Estilísticas
Peça de origem indo-portuguêsa, de execução erudita, com naturalismo no tratamento anatômico do corpo, imprimindo uma estética europeizante à imagem; esmero na execução do rosto, mãos, pés, de forma delicada; membros bem torneados, com as nervuras demarcadas; panejamento em movimento com dobra central; os cabelos ondulados e o serrilhado do perizônio são características típicas dessas esculturas em marfim; datável do século XVIII.
Características técnicas
Peça esculpida em marfim, em quatro partes, com encaixe nos ombros e laço esquerdo do perizônio (perdido); cravos em prata fundida, presos por trás da cruz com rosca e tarrachas. Cruz recente em jacarandá, em duas partes com encaixe ao meio.