Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
022
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Menino Jesus”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura de um menino nu, de pé sobre um globo, em posição frontal, com a cabeça erguida, olhos direcionados a frente; cabelos curtos em várias mechas onduladas; sobrancelhas levemente demarcadas, boca fechada e faces cheias; tem os braços flexionados a frente, mão esquerda segurando uma esfera azulada, arrematada por cruz latina dourada; mão direita de abençoar; pernas retas, com os pés paralelos; O menino encontra-se de pé sobre um globo terrestre azulado, com relevo de estrelas douradas, este sobre uma base em peanha de molduras arredondadas, pintada de vermelho.
Altura (cm)
29
Largura (cm)
11
Profundidade (cm)
9
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Temas
Brasil | Minas Gerais | Religião | Século XIX | Século XVIII
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: As representações em separado do Menino Jesus (não no colo da Virgem Maria, como é usual) são apreciadas a partir da Idade Média. Nelas, ele brinca com um pássaro ou segura um cacho de uvas. As representações do Menino acompanhado do globo terrestre (o Menino Deus, como são denominadas), já antes usual, só ganha grande popularidade no século XVI, difundidas especialmente na Itália e na Espanha. Nelas, o Menino aparece geralmente nú, de pé, tendo a mão direita de abençoar e a outra levando o globo terrestre. (1)
Características Estilísticas
Trata-se de uma escultura de fatura comum, de composição inexpressiva, naturalismo no tratamento anatômico, datável da 1a metade do século XVIII, de origem certamente brasileira.
Características técnicas
Peça esculpida em madeira (cedro), composta de três partes, com encaixe no ombro direito do menino e na base; policromia em bege (carnação), marrom, branco, azul, verde e vermelho (base); douramento na cruz e nas estrelas do globo.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
HENZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos. São Paulo, Paulus, 1994.