Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
024
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Nossa Senhora”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura feminina, meia-idade, de pé sobre uma base atributiva, em posição frontal, com a cabeça erguida, ligeiramente inclinada à direita, para onde direciona seu olhar; de cabelos compridos, parcialmente cobertos por um véu curto; tem o braço esquerdo dobrado à frente, mão aberta sustentando uma dobra do manto, onde se encontra um pino metálico, para a fixação do Menino Jesus (inexistente); não tem o braço direito; perna direita levemente flexionada, e a esquerda reta; pés ocultados pela túnica. Vestida com túnica de cor escura, mantelete curto, abotoado á frente, e manto avermelhado, cobrindo a parte inferior do corpo e dobrado junto á mão esquerda, de onde cai lateralmente. Base atributiva em forma de forma de tufos de nuvens, onde aparecem três cabeças de anjos, com asas inferiores, sendo vermelhas as asas dos anjos dos extremos, e escura (provavelmente azul) a do anjo central. Peanha de forma de escócia, de laterais em moldura meia-cana invertida, de quinas chanfradas, faltando praticamente a metade esquerda.
Altura (cm)
21
Largura (cm)
10,5
Profundidade (cm)
5,5
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Pode tratar-se de uma representação de Nossa Senhora do Rosário.
Características Estilísticas
Peça com características da escultura mineira, datável do século XVIII, de fatura inexpressiva, mas de bom tratamento anatômico.
Características técnicas
Peça de tamanho reduzido, esculpida em madeira (cedro), em duas partes, com encaixe entre a base e a peanha; o escurecimento da peça não permite determinar com precisão as cores da policromia, mas existe aplicação de vermelho (manto e asas de dois anjos), bege (carnação), marrom (nos cabelos); resquícios de aplicação de douramento no mantelete; pino em ferro fundido.