Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
030
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Nossa Senhora”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura feminina, de meia-idade, de pé sobre base atributiva, em posição frontal, cabeça erguida, ligeiramente inclinada à direita, para onde direciona o olhar; cabelos compridos, com uma ponta caída por trás, à esquerda, em estrias finas, parcialmente coberto por um véu longo e esvoaçante; boca levemente aberta; tem o braço direito flexionado à frente, alto, com a mão de dedos dobrados, insinuando segurar algo; braço esquerdo também flexionado à frente, abaixado, mão aberta, segurando uma dobra de pano, onde se assenta o Menino Jesus; este nu, em posição frontal, cabeça erguida, de olhar à frente, com cabelos curtos, tendo um topete em forma de voluta junto a testa. Braço direito estendido à frente, mão aberta voltada para baixo; braço esquerdo flexionado para frente, mão segurando uma esfera; pernas dobradas e cruzadas, com o pé direito reto e o esquerdo deitado de lado. Nossa Senhora tem a perna direita dobrada e a esquerda reta, deixando à vista ponta do pé esquerdo, calçado em sapato de bico fino. Vestida com uma túnica roçagante cingida à cintura, de mangas dobradas nos punhos; manto preso junto ao peito por um firmal em botão, enrolando-se na perna direita, por passa em transversal, e dobrando-se junto a mão esquerda, onde serve de almofada ao Menino. Base atributiva, em tufos de nuvens, onde aparecem três cabeças de anjos, de cabelos curtos, recortados em três partes de estrias finas, com as pontas terminadas em volutas; olhos direcionados à frente; asas em duas seqüências de recortes sobrepostos. Peanha quadrangular, em forma de escócia, de laterais em moldura meia-cana invertida, com as quinas chanfradas.
Altura (cm)
65,5
Largura (cm)
26
Profundidade (cm)
21
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Nossa Senhora carregando Menino segurando uma esfera
Características Estilísticas
Peça com característica de escultura mineira, datável do século XVIII ou XIX, de boa qualidade técnica, com tratamento elegante da figura, de corpo esbelto e longilíneo, com rostos de forma bem arredondadas, de olhos em recortes amendoados, narizes afinados e bocas em recortes delicados; orelhas pequenas, demarcadas em N. Senhora e no Menino; os cabelos em estrias finas e sinuosas, com pontas terminadas em pequenas volutas, nos anjos e no Menino; panejamento bem elaborado, pregas verticais e sinuosas, na túnica, e diagonais no manto.
Características técnicas
Peça sem policromia, esculpida em madeira (cedro), composta de três partes encaixadas: a mão direita de N. Senhora e peanha. Olhos de vidro em N. Senhora, Menino e nos anjos. Cabeças de N. Senhora e do Menino com furo ao alto para receber adereço (coroa resplendor). Marcas de punções nas vestes de N. Senhora.