Escultura Religiosa
Anexos
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Miniatura
Número de registro
038
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Crucifixo
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Representação do Senhor Morto na cruz, pregado por três cravos, em posição frontal, com a cabeça tombada a esquerda, de cabelos longos, em estrias finas, com pontas inferiores para os lados e sobre os ombros; olhos fechados; bigode fino, barba em volutas, bipatida abaixo do queixo. Braços estendidos em "Y", com as mãos de abençoar; toráx com costelas e mamilos demarcados, com pequena chaga do lado direito; pernas dobradas, com o pé direito sobre o esquerdo. Vestido com perizônio, seguro por duplo cordão, com laço em forma de leque caído a esquerda, dobrado ao centro, com as bordas serrilhadas. Cruz em forma de tronco descalhado, com veios e nós aparentes, pintado de verde, com detalhes vermelhos; ponteiras em bulbo revestido por acantos, arrematdo por botão; junção das traves arrematada por ramos com flores a maneira de raionado. Título em forma de cartela, disposta na diagonal, com recortes laterais em volutas, interior branco com a inscrição INRI em preto, e contorno em dourado. Base atributiva, em forma de calvário, com entalhes imitando rochas, flores e ramos, com uma serpente enrolada na parte superior, com a cauda terminada em seta, e uma gruta semi-circular na parte frontal inferior.
Altura (cm)
84
Largura (cm)
41,5
Profundidade (cm)
15, 5
Material
Folha de Ouro | Madeira | Marfim | Tinta
Técnica
Marcas/Inscrições
"INRI"
Local de produção
Data de produção
Temas
Ásia | Portugal | Religião | Século XIX | Século XVIII
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Representação tradicional do Senhor Morto na Cruz, pregado por três cravos, com a cabeça pendida à esquerda, olhos fechados; braços em “Y” e pés sobrepostos; veste o tradicional perizônio. Cruz em forma de tronco, simbolizando a Árvore da Vida; a serpente na superfície da base simboliza
Características Estilísticas
Peça de origem luso-oriental , de execução erudita, com naturalismo no tratamento anatômico do corpo, imprimindo uma estética europeizante à imagem; esmero na execução do rosto, mãos, pés, de forma delicada; membros bem torneados, com as nervuras demarcadas; panejamento em movimento com leque ao meio; os cabelos ondulados e o serrilhado do perizônio são características típicas dessas esculturas em marfim; datável da 1a metade século XVIII.
Características técnicas
Cristo esculpido em marfim, com requíscios de pintura preta e douramento; cruz e base em madeira entalhada, composta de sete partes encaixadas, com policromia em verde, vermelho, marrom, branco e preto (título); título fixado; resquícios de douramento.