Escultura Religiosa
-
Miniatura
Número de registro
041
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Nossa Senhora das Dores”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura feminina, de meia-idade, assentada, em posição frontal, com a cabeça erguida, olhos direcionados para frente; braços flexionados sobre o colo, mãos de dedos entrecruzados; tem um coração flamejante, em vermelho, ressaltado sobre o peito, e circundado por seis orifícios. Pernas dobradas. Veste uma túnica vermelho-clara, com as dobras em forma de sulcos retos; mantelete e sobre a cabeça um véu branco. Por trás da figura aparece apenas delimitado o formato de uma cadeira de espaldar alto e curvo, arredondada por trás. Base retangular, de quinas chanfradas, com frisos na borda superior e moldura meia-cana invertida ao meio, pintada de verde claro.
Altura (cm)
15
Largura (cm)
8
Profundidade (cm)
5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Ver depois....
Características Estilísticas
Escultura em miniatura, de gosto popular, datável do século XVIII ou XIX, de origem certamente mineira. Apresenta como curiosidade, o fato de ter na sua composição e na elaboração de sua iconografia certa semelhança com a Nossa Senhora das Dores de n° 005, atribuída ao Mestre de Piranga
Características técnicas
Escultura em madeira, composta de duas partes, com encaixe na base, policromada em branco, bege, vermelho, vermelho-claro, verde claro e preto.
