Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
044
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Menino Jesus
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Escultura em pedra branca, de uma figura de menino nu, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, olhar abaixado, de cabelos curtos, em mechas grossas sinuosas; tem os braços flexionados à frente, mão esquerda espalmada para frente; mão direita mais baixa, aberta; o sexo esculpido e a vista; tem a perna esquerda levemente dobrada, e a direita reta; pés descalços, em ângulo suave. Encontra-se sobre uma base atributiva, em tufos de nuvens, de cujas laterais elevam-se outros tufos menores, centrando a figura do menino. Peanha de madeira toda dourada, quadrangular, com a borda superior larga, revestida por gomos reentrantes, com a superfície azul; parte central com as faces da frente e laterais levemente recurvadas, em gomos reentrantes, com dois vazados em cada; moldura inferior em ondulados e quinas chanfradas; aberta por trás.
Material
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: As representações em separado do Menino Jesus (não no colo da Virgem Maria, como é usual) são apreciadas a partir da Idade Média. Nelas, ele brinca com um pássaro ou segura um cacho de uvas. As representações do Menino acompanhado do globo terrestre (o Menino Deus, como são denominadas), já antes usual, só ganha grande popularidade no século XVI, difundidas especialmente na Itália e na Espanha. Nelas, o Menino aparece geralmente nú, de pé, tendo a mão direita de abençoar e a outra levando o globo terrestre. (1)
Características Estilísticas
Escultura de boa qualidade técnica, com a figura recebendo um tratamento anatômico naturalista, de membros bem torneados e proporcionais, com o sexo esculpido. Datável do século XIX, de origem certamente brasileira.
Características técnicas
Escultura em pedra branca (talcita); em dois blocos, com o menino esculpido separado da base; possui sete furos nas nuvens da base, dois deles com pinos de madeira; peanha em um só bloco madeira entalhada, toda dourada. (Em inventários anteriores (1952 e 1961) é mencionado como tendo querubins nas nuvens, o que explica a presença dos orifícios com pinos)
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
HENZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos. São Paulo, Paulus, 1994.