Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
046
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Crucifixo”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura masculina, em posição de crucificado, em posição frontal, com a cabeça ligeiramente tombada à esquerda, com cabelos compridos, partidos ao meio, em estrias sinuosas, com duas pontas onduladas caídas lateralmente, deixando à vista somente a metade das orelhas; olhos semi-fechados; boca fechada, com bigode fino e barba em mechas onduladas, terminadas em volutas, bipartida abaixo do queixo. Braços estendidos em “Y”, com as mãos abertas. Tórax com as costelas levemente demarcadas. Pernas ligeiramente dobradas, encurvadas para a esquerda, com os pés em paralelo. Veste um perizônio curto, de laterais serrilhadas, seguro por corda dupla com nó terminado em pontas com borlas.
Material
Técnica
Características Iconográficas/Ornamentais
Representação de um Senhor Morto, pregado por quatro cravos, e não três como é usual na iconografia do período barroco no Ocidente.
Características Estilísticas
Peça de origem luso-oriental, datável do século do século XVII ou XVIII, com características escultóricas tipicamente orientais (Ceilão ou Índia), inferidas principalmente na composição do corpo, robusto, de braços torneados e pernas com a ossatura destacada. Cabelos em mechas com tratamento sinuoso e ondulado nas pontas; perizônio com serilhados nas bordas.
Características técnicas
Peça esculpida em marfim, composta de quatro partes, com encaixes nos ombros, e no laço do perizônio (perdido). Tinha policromia e douramento, dos quais restaram apenas alguns resquícios.
