Escultura Religiosa
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Miniatura
Número de registro
054
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Santo Antônio de Pádua”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, de cabeça erguida, com olhar direcionado á frente; com tonsura rodeada por mechas cabelos pretos; sobrancelhas e olhos pintados; tem os braços flexionados à frente; a mão esquerda segurando um livro fechado, de capa vermelha; sem a mão direita; tem a perna esquerda dobrada e a outra, ocultada, provavelmente reta; pés ocultados pela vestimenta. Vestido com hábito negro, com túnica e sobre-túnica, cingidas a cintura por cordão com ponta de três nós pendente à esquerda; capa e capuz caído por trás. Sem base.
Altura (cm)
18.4
Largura (cm)
9
Profundidade (cm)
7,5
Técnica
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa (1195-1231) - Maior santo português e, depois de S. Francisco, o franciscano de Maior relevo. Nasceu e foi criado em Lisboa e morreu em Pádua, na Itália. Professou, inicialmente, nos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, em Coimbra. Depois, impressionado com a sorte e martírio dos santos franciscanos Mártires de Marrocos, que teria conhecido em Coimbra, fez-se franciscano, adotando o nome de Antônio. Destacou-se como pregador e taumaturgo, ainda em vida. Ensinou teologia em Bolonha e pregou contra as heresias no sul da França. Fixou-se em Pádua, na Itália, onde veio a falecer, sendo canonizado um ano depois. Sua festa é celebrada a 13 de junho. Geralmente representado como jovem trajando o hábito franciscano, franzido à cintura por um cordão com três nós (simbolizando obediência, castidade e pobreza). Tem como atributos o crucifixo florido, um lírio, símbolo da pureza, os peixes escutando o seu famoso sermão, e um burro ajoelhado perante a hóstia, alusão a um de seus milagres. Ordinariamente, como ocorre em Minas Gerais, aparece com um livro na mão, sobre o qual está colocado o Menino Jesus (aqui inexistente), que lhe teria parecido varias vezes. (1) e (2)
Características Estilísticas
Peça de cunho popular, tosca, datável do século XVIII ou XIX, de origem certamente mineira.
Características técnicas
Peça esculpida em um só bloco de madeira (cedro), policromada em bege (carnação), preto, marrom e vermelho; sobrancelhas e olhos pintados; furo sobre a cabeça para uso de adereço (resplendor). A imagem não tem base, encontra-se presa diretamente na peanha interna do oratório 283.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã., Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993.||TAVARES, Jorge Campos. Dicionários de Santos. Porto, Lello & Irmão Editores, 1990;