Escultura Religiosa
Anexos
-
Miniatura
Número de registro
056
Denominação
Escultura Religiosa
Título
“Crucifixo”
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Figura de Cristo crucificado, pregado por três cravos, em posição frontal; cabeça pendida para a esquerda, de olhos fechados; de cabelos compridos, com uma ponta sobre o ombro direito; de bigode e barba; tem os braços estendidos em “Y”, com as mãos abertas; pernas flexionadas, com os joelhos chagados; pé direito sobreposto ao esquerdo. Vestido com perizônio curto, com dobra em forma de concheado ao meio, e laço despontado à esquerda. Cruz com as traves de seção retangular, de quinas molduradas e frisadas; ponteiras vazadas e curvas, delimitadas por “cês” e angras, com concheado e palmeta na ponta, e moldura de flores junto ás traves. Centro em raionado frisado, com as pontas recortadas em bicos. Base em trifacetada, em curva, com molduras reentrantes, de recortes com tremidos, em cada face.
Altura (cm)
41
Largura (cm)
17.7
Profundidade (cm)
6,5
Local de produção
Data de produção
Características Iconográficas/Ornamentais
Iconografia: Senhor Morto na Cruz Ornamentos: concheados, palmetas, “cês”, angras, molduras e frisos sinuosos com tremidos.
Características Estilísticas
Peça datável de fins do século XVIII ou início do XIX, com imagem e decoração em prata lavrada, de gosto rococó, com vocabulário ornamental típico do período, como os concheados, as flores, os “cês”, e os frisos sinuosos.
Características técnicas
Imagem, ponteiras, raionado e cravos em prata fundida, martelada, repuxada e cinzelada; imagem fixada pelos cravos; ponteiras encaixadas e pregadas; raionado fixado por trás com pregos. Cruz e base em jacarandá entalhado e recortado, em quatro partes encaixadas e coladas. Base com ressaltos nas quinas posteriores, indicado que a peça ficava encaixada em algum local que não a peanha do oratório onde se encontra atualmente.