Ex-Voto
Anexos
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Miniatura
Número de registro
159
Denominação
Ex-Voto
Autor
Classificação
Resumo Descritivo
Ex-voto confeccionado em tábua de madeira, de formato retangular, com cena pintada a têmpera na parte frontal e em sentido horizontal. Pintura dividida em duas partes. Na parte superior, sob fundo branco (amarelado), à esquerda, cena com representação de acidente ocorrido com um escravo, tendo, além dele, três figuras humanas, de tez marrom, duas delas carregando uma tigela de mantimentos na cabeça, que correm em socorro ao acidentado. Os três escravos (duas mulheres e um homem), posicionados à esquerda, trajam touca e chapéu, camisa de gola redonda, sem mangas, tendo os braços abertos e estendidos lateralmente. Apresentam suas pernas direitas estendidas e suas pernas esquerdas ligeiramente flexionadas. O escravo acidentado está representado enterrado dentro de um banco de terra, em tom marrom. Cena emoldurada por área pintada em tom terra e vermelho claro. À direita da cena, sob fundo amarelo claro, Cristo Crucificado apoiado sobre nuvem. Ao seu lado, representação de Nossa Senhora do Carmo feita através de figura feminina, jovem, de pé, com a cabeça coberta por véu branco e encimada por coroa, tendo seu olhar voltado à esquerda. Traja hábito carmelita, em tom marrom, sob manto branco esvoaçante. Com seu braço esquerdo segura o Menino Jesus, representado através de figura de criança, trajando túnica vermelha, de mangas compridas, com seu braço esquerdo estendido lateralmente, segurando escapulário. Nossa Senhora tem seu braço direito estendido lateralmente e com sua mão direita segura escapulário em tom marrom claro. Figura apoiada sobre nuvem branca e cinza. Parte inferior do objeto pintada de branco (amarelado), contendo texto manuscrito como legenda, disposto em quatro linhas horizontais e em tinta marrom e preta: “Mce. q fez o Sr. JESUS de Matosinhos e a Srª do Carmo a An. escravo de Joze da Costa de/ Gouvea que estando trabalhando na Cata lhe cayio Eu banco de terra eficando emterrado atEe os pei-/ tos quando otirarão tinEa Sua perna quebrada em varias ptes e apegandoce com ...Sr e sua May/ Sma ficou sem Lezão alguã. 1770.”. Objeto emoldurado por friso em meia-cana, pintado em marmorizado nos tons bege e verde. Verso do objeto em madeira lisa, contendo dois tarugos cilíndricos de madeira, dispostos nas extremidades da parte inferior da tábua.
Altura (cm)
26
Largura (cm)
39,3
Material
Técnica
Marcas/Inscrições
Na parte inferior, texto manuscrito em tinta marrom e preta: “Mce. q fez o Sr. JESUS de Matosinhos e a Srª do Carmo a An. escravo de Joze da Costa de/ Gouvea que estando trabalhando na Cata lhe cayio Eu banco de terra eficando emterrado atEe os pei-/ tos quando otirarão tinEa Sua perna quebrada em varias ptes e apegandoce com ...Sr e sua May/ Sma ficou sem Lezão alguã. 1770.”.
Local de produção
Data de produção
Dados históricos
Sobre ex-voto: " Testemunho pelo meio do qual um devoto manifesta gratidão à divindade, ou a um santo, por uma graça especial, tornando público o fato e divulgando a força mística ou mágica do autor do milagre (...). A tradição cultural portuguesa transplantou-se para o Brasil e com ela as práticas do catolicismo ortodoxo ou popular; ergueram-se ermidas, capelas, igrejas, santuários, e as “salas dos milagres” se povoaram de peças esculpidas e “quadros”. No século XVIII, estes eram executados à maneira portuguesa, sobretudo no litoral e em Minas Gerais; eram pinturas em geral primitivas que, embora reproduzissem o ambiente colonial, refletiam a tradição lusa (...) Nos ex-votos de influência portuguesa o quadro se apresenta em dois planos: o do milagre propriamente dito com a legenda (comum ou em cartela); e o do agente sobernatural envolto num círculo de nuvens, ou entrando por portas e janelas ou, ainda, sob forma da imagem tal como figura no altar de devoção (nas cenas de doenças o crucifixo ou a imagem do santo aparecem na parede sobre a cama do doente).” (1) Sobre Nossa Senhora do Carmo: " A invocação de Nossa Senhora do Carmo é remota./ A titulação provém de Monte Carmelo onde, segundo o Antigo Testamento, o profeta Elias encontrou os sacerdotes de Baal (III Rs. 18,19-39) e o profeta Eliseu salvou a filha da sunamita (IV Rs.4)./ Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Ordem Carmelita e invocada como advogada das almas do purgatório./ Em Minas Gerais, é padroeira das Ordens Terceiras Carmelitas, fundadas no século XVIII desde quando se difundiram sua devoção e seu culto. Nas representações do Carmo, Nossa Senhora veste o hábito carmelita: túnica marrom e escapulário da mesma cor onde está estampado o escudo da Ordem; capa e véu brancos./ Aparece sentada ou de pé, com o Menino Jesus nos braços, entregando o escapulário a fiéis ou a São Simão Stock, também em hábito carmelita./ O escapulário simboliza as indulgências de que os fiéis e devotos do Carmo seriam merecedores./ Em outras representações a Virgem e o Menino sustentam em suas mãos bentinhos.” (2)
Características Iconográficas/Ornamentais
Ornatos: cena com representação de acidente com escravo, tendo quatro figuras humanas além de Cristo Crucificado, Nossa Senhora do Carmo e Menino Jesus.
Características Estilísticas
Objeto de pintura primitiva e anônima (em sua maioria), de influência portuguesa, comumente utilizado na região de Minas Gerais como elemento de gratidão ao mila- gre alcançado, demonstrando a devoção religiosa dos fiéis a determinado santo (a).
Características técnicas
Objeto confeccionado em tábua de madeira, com cena representando acidente ocorrido com escravo e a solicitação das graças de Nossa Senhora do Carmo e Jesus de Matosinhos. Peça subdividida horizontalmente, tendo cena pintada a têmpera na parte superior e texto manuscrito na parte inferior, onde se destaca a data da graça alcançada.
Referências Bibliográficas/Arquivísticas
MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 145.||CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto,1993. Pág. 29.